Rede Escola de Governo e Senac certificam alunos do curso de Gestão de Turismo e Hospitalidade
Publicação:

O trade turístico do Rio Grande do Sul recebeu reforço, nesta quinta-feira (19). A Rede Escola de Governo/FDRH, em parceria com o Senac-RS, certificou a primeira turma do curso de Gestão de Turismo e Hospitalidade: Capacitação para o Desenvolvimento Turístico do Estado, em evento realizado na Capital gaúcha.
Ao todo foram ministradas 120 horas/aula, no período de abril até julho deste ano. Em solenidade realizada no auditório do Senac, 32 servidores públicos e agentes sociais receberam o certificado de conclusão de curso da diretora de Educação e Formação da Rede Escola de Governo, Sandra Bitencourt. Nossa principal conquista é ter em cada um de vocês alunos, um multiplicador dessas ideias. Que vocês levem este conhecimento adiante, na lógica de trabalhar em rede, considerando os municípios como parceiros, ressaltou.
Sandra informou, ainda, que está em elaboração um curso de idiomas com foco para 2014, além de mais uma especialização que se encontra em estudo. Com muito otimismo vejo que é possível construir uma proposta de compartilhamento e de conhecimento, concluiu. A extensão integra o programa de formação continuada Gestão de Políticas Públicas para o Turismo e Hospitalidade e tem o propósito de preparar recursos humanos para atuar com conhecimento em grandes eventos, como por exemplo, a Copa de 2014.
Para o coordenador do curso de Hotelaria do Senac, Luiz Alonso Blanco, uma oportunidade de trabalhar o turismo com alunos de diferentes setores. Diante do desafio nos propusemos a focar no turismo, não só com os técnicos no assunto, mas também com alunos da Polícia Rodoviária Federal, das secretarias de Cultura, Meio Ambiente, entre outras. Estamos em conversações para realizarmos outro curso, no âmbito de pós-graduação de Gestão em Turismo, com 360h/a, afirmou.
Projetos
Os alunos desenvolveram projetos voltados às suas realidades. Um deles foi feito pelo grupo da funcionária da prefeitura de Cachoeirinha, Inês da Silva, que abordou o turismo ecológico de inclusão, denominado Um dia em Morungava e Gravataí, com especial atenção às pessoas com algum tipo de deficiência.
Aprendizado
A agente administrativa do Daer, Clair Alves Dill, ressaltou que levará a experiência adquirida para as 17 regionais do Sindicato dos Servidores do Daer (Sisdaer), do qual é vice-presidente. Vou transferir o conhecimento em termos de administração para todas as regionais espalhadas pelo Estado, uma vez que o turismo está em pleno desenvolvimento. Como servidores temos a obrigação de repassar todo e qualquer conhecimento, finalizou.
Texto: Lise Aydos
Foto: Beto Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305