RS vai sediar primeira escola de formação aeropolicial do Brasil
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Nesta sexta-feira (19), às 10h, ocorrerá o lançamento do projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para a criação do Centro de Formação Aeropolicial do Brasil (CFAer). O ato acontecerá no hangar da Brigada Militar, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, situado na Av. Sertório, 1989, em Porto Alegre. Entre outras autoridades civis e militares, o evento contará com as presenças do secretário nacional da Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, e do secretário da Justiça e da Segurança, José Otávio Germano, que representará o governador Germano Rigotto. Durante a visita, Luiz Fernando fará a entrega simbólica de 90 viaturas ao Estado, das quais 31 já estão disponíveis em Porto Alegre. Os veículos, no valor de R$ 3,3 milhões, foram adquiridos por meio de compras diretas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Atualmente, existem apenas 272 pilotos policiais no Brasil, número muito aquém do necessário para a área de segurança pública. Eles atuam em operações policiais, operações de resgate e transporte de vítimas, patrulhamento urbano, ambiental e de rodovias. Esses pilotos são formados nos mais diversos locais sem uma doutrina padronizada. Durante a inauguração do CFAer, o Conselho Aeropolicial discutirá o aumento do quadro e o tipo de formação adequada para a atividade. Nas próximas reuniões, o Conselho abordará os temas: doutrina, segurança de vôo, estratégia policial e aeronaves. O objetivo do Conselho, dentro do Plano Nacional de Segurança Pública e do processo de integração das instituições policiais, é padronizar a legislação, a formação e a doutrina aeropolicial em todo o país. Conselho O CFAer foi criado pelo Conselho Aeropolicial, composto por representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Departamento de Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Distrito Federal, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Polícia Militar de São Paulo, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Militar do Rio de Janeiro e Polícia Militar do Distrito Federal. No início deste mês, o Conselho esteve reunido para discutir mudanças na legislação que regulamenta a aviação civil, adequando-a à atividade aeropolicial. As proposições foram encaminhadas a todas as unidades aeropoliciais para que sejam feitas sugestões. Posteriormente, as propostas serão remetidas a avaliação do Departamento de Aviação Civil (DAC). O Brasil possui hoje 26 unidades aeropoliciais e 124 aeronaves. A padronização do sistema será um pré-requisito para o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos estados para projetos de implementação da aviação policial. Com a concretização deste projeto, que capacitará policiais de todo o país, a aviação aeropolicial começa a buscar seu espaço no cenário nacional, como uma ferramenta tecnológica dentro de um sistema padronizado e com os mais altos conceitos de segurança de vôo. Aliado a este fator, a Brigada Militar possui o único centro de formação aeropolicial do país, onde forma pilotos nas mais diversas licenças aeronáuticas de avião e helicóptero. A estrutura de formação é desenvolvida no Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA), unidade homologada pelo Departamento de Aviação Civil para realização de cursos teóricos e práticos de piloto privado e comercial de avião e de helicóptero, vôo por instrumento e multimotor, instrutor de vôo de avião e helicóptero, bem como possui oficiais credenciados como examinadores. Como escola de formação aeronáutica, o GPMA mantém toda a padronização determinada pelo Comando da Aeronáutica através do Departamento de Aviação Civil e por intermédio dos Manuais de Cursos (MMA) orientados pelo Instituto de Avião Civil (IAC). Mais informações no GPMA, por meio dos fones (51) 9235-7501/ 3343-4024/ 3342 6176 ou via correio eletrônico do Grupamento (gpma@brigadamilitar.rs.gov.br). O projeto prevê: - Construção de hangar anexo ao CFAer; - Aquisição de um motoplanador AMT-200 Ximango, de fabricação nacional; - Aquisição de dois aviões AMT-600, de fabricação nacional; - Aquisição de um helicóptero monomotor, Schweizer, com representante no Brasil; - Estruturação de uma sala de aula para 30 alunos; - Estruturação de um laboratório de fonia aeronáutica; - Estruturação de uma sala de briefing aeronáutico; - Aquisição de dois simuladores de vôo para instrução IFR; - Realização do Curso de Administração de Unidade Aeropolicial. Objetivos do projeto: a) Centralizar a formação de pilotos policiais, na única escola homologada pelo Departamento de Aviação Civil do Brasil, e com uma experiência de formação de piloto com mais de sete anos de atividade; b) Otimização de recursos materiais, humanos e financeiros; c) Solidificação de uma doutrina aeropolicial; d) Padronização na formação de princípios, conceitos e modo de operação aeropolicial no Brasil; e) Resgate dos preceitos comuns de aviação aos aspectos relevantes de segurança de vôo.