Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saiba como ajudar as vítimas da região Nordeste

Publicação:

Gaúchos poderão realizar doações em dinheiro ou encaminhar, via correio, donativos à população nordestina afetada pelas enchentes. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em estreito contato com os governos de Alagoas e Pernambuco informa, mais uma vez,
Saiba como ajudar as vítimas da região Nordeste

Gaúchos poderão realizar doações em dinheiro ou encaminhar, via correio, donativos à população nordestina afetada pelas enchentes. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em estreito contato com os governos de Alagoas e Pernambuco informa, mais uma vez, que a melhor forma de auxiliar as vítimas dos desastres naturais que afetam a região Nordeste, é por meio do depósito, em espécie, nas seguintes contas-correntes: 

Banco do Brasil - Agência 3557-2; Conta 5241-8 
Caixa Econômica Federal - Agência 2735; Conta 955-6; Operação 006

Essa decisão se dá por conta da extrema dificuldade de acesso aos locais das tragédias, de forma que as operações logísticas de assistência às comunidades afetadas estão ocorrendo de forma localizada. Assim, a solidariedade gaúcha através do depósito em dinheiro terá um alcance muito maior no sentido de minimizar o sofrimento da população.

De qualquer maneira, as iniciativas de pessoas físicas e jurídicas com o fim de arrecadar agasalhos, medicamentos e alimentos não-perecíveis, podem prosseguir. Contudo, os interessados devem registrar seus dados no banco de intenções da Defesa Civil (junto ao Centro de operações de Defesa Civil - CODEC), para que, na hipótese dos Estados de Alagoas e Pernambuco solicitarem o envio, a Defesa Civil acionará os arrecadadores para que possam efetivamente remeterem suas doações.

Outra alternativa para aqueles que pretendem prestar auxílio às vítimas dos desastres no Nordeste por meio de doações, é a utilização dos serviços que os Correios disponibilizam. Os gaúchos podem entregar donativos, acondicionados em embalagens resistentes que não excedam 30 quilos, em qualquer agência do Rio Grande do Sul. Com isso, é possível doar alimentos não perecíveis, vestuário, roupas de cama, mesa e banho, calçados, tendas e barracas. Já as remessas de remédios poderão ser feitas apenas por fabricantes ou redes farmacêuticas que se responsabilizem pelo cumprimento das normas legais e sanitárias do produto. Não serão aceitas ajuda em dinheiro.

As doações, que serão gratuitas, seguem o mesmo esquema de uma correspondência normal. A encomenda deve ser endereçada à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas, na Rua Lavenère Machado, 80 - Trapiche da Barra - Maceió/AL - CEP 57010-383.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul