Sarau no Theatro São Pedro revisita o pensamento de Freud e Hoffmann
Publicação:
O Sarau Freud e os escritores da próxima terça-feira (09), às 20h, no foyer do Theatro São Pedro, apresenta o encontro do pai da psicanálise com o escritor alemão Ernest Theodor Amadeus Hoffmann. No elenco, Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm, com direção de Graça Nunes. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro.
O evento explora a aproximação de ideias dos dois personagens por meio da encenação de textos literários e casos clínicos. Sigmund Freud buscou inspiração nos contos fantásticos desse escritor (pseudônimo ETA Hoffmann), pesquisando inquietudes que estimulam os desejos ocultos da humanidade. Diálogos instigantes entre os pensadores, que atualizam o estrangeiro presente em todos nós, num passeio pelas questões da subjetividade humana.
Sobre o projeto
Freud e os escritores foi criado em 2009. Em agosto deste ano, o sarau completou dois anos de apresentações no Theatro São Pedro. Em cena, as intérpretes abordam as ressonâncias atemporais das preferências literárias, filosóficas e artísticas do pai da psicanálise. No contexto histórico e original das ideias dos escritores citados por Freud, o evento coloca em evidência as interlocuções presentes ainda hoje na subjetividade humana. O projeto está baseado em uma tríade de manifestações: dramaturgia, psicanálise e arte.
O que: Sarau Freud e os escritores: Freud & Hoffmann
Quando: 9 de outubro (terça-feira), às 20h
Onde: Foyer nobre do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)
Entrada franca
Texto: Diego da Maia
Edição: Redação Secom