Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori apresenta potencialidades do estado a empresas francesas

Publicação:

Governador apresentou aos franceses as oportunidades de negócios oferecidas pelo Rio Grande do Sul
Governador apresentou aos franceses as oportunidades de negócios oferecidas pelo Rio Grande do Sul - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Representantes de algumas das maiores empresas francesas em atuação no Brasil e integrantes do Conselho de Comércio Exterior da França no Brasil estiveram no final da tarde desta quinta-feira (1º) no Palácio Piratini. O objetivo do encontro, que contou com a participação do governador José Ivo Sartori, foi apresentar para os franceses as oportunidades de negócios oferecidas pelo Estado. Momentos antes, foi assinado o contrato entre o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 50 milhões de euros (R$ 200 milhões), destinados a financiar projetos de impacto positivo sobre o meio ambiente e o clima.

Presente ao encontro, no Salão Alberto Pasqualini, o embaixador da França, Michel Miraillet, destacou a importância da aproximação entre os dirigentes de empresas francesas ou de capital francês com o Rio Grande do Sul. Miraillet agradeceu a acolhida do governo gaúcho aos empresários de seu país e ressaltou que, em nome do governo francês, espera que no próximo ano já estejam firmados alguns projetos nas várias áreas de atração para investimentos apresentadas aqui.

O embaixador enfatizou ainda a importância da assinatura do acordo de cooperação que apoiará o programa de Produção e Consumo Sustentáveis do BRDE, contemplando cinco setores prioritários: energias renováveis e eficiência energética, gestão de resíduos, água e saneamento, agricultura sustentável e cidade. A assinatura do contrato de crédito possibilitará o estreitamento das relações de investidores franceses com o Rio Grande do Sul.

Embaixador da França, Michel Miraillet, destacou aproximação entre empresas francesas com o RS
Embaixador da França, Michel Miraillet, destacou aproximação entre empresas francesas com o RS - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Potencialidades

Após a assinatura do acordo, os representantes das dezenas de empresas francesas com presença ou relação comercial no Estado e integrantes do governo gaúcho participaram da apresentação de opções de investimento no Rio Grande do Sul, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect). O secretário adjunto, Evandro Fontana, fez uma explanação das áreas estratégicas para o Estado, que são foco do programa InvestRS, em parceria com a Fiergs.

Dentre os vários aspectos positivos do Estado relacionados aos franceses, foram destacados a localização estratégica dentro do Mercosul, o fato de o Rio Grande do Sul ser o segundo marco industrial metalúrgico, o potencial hidroviário, a condição do Estado como quinto estado exportador brasileiro, o potencial em energia eólica, os 12 parques tecnológicos disponíveis, o alto índice de qualidade de vida, o projeto do cluster de tecnologia em saúde, a alta produção e qualidade do agronegócio, e o reconhecimento do setor automotivo gaúcho como referência no país.

Secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Evandro Fontana, fez explanação das áreas estratégicas para o Estado
Secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Evandro Fontana, fez explanação das áreas estratégicas para o Estado - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

O governador, por sua vez, agradeceu a presença dos franceses e disse que este foi um dos mais importantes encontros realizados com o objetivo de atrair investimentos para o Estado. "Tenho certeza de que este foi o primeiro passo de uma caminhada que começou em outubro de 2017, continuou hoje no Palácio Piratini e dará muitos resultados", afirmou. Segundo Sartori, "bons relacionamentos como o que firmamos aqui, ajudam a construir grandes parcerias".

Já o CEO do Carrefour no Brasil, Noël Prioux, salientou "que o encontro irá fortalecer os laços entre o Rio Grande do Sul e a França, além de promover o aumento da comercialização e valorização da produção local, que será expandida". Informou que o grupo francês pretende investir no Brasil abrir mais 20 lojas no Brasil - "e, quem sabe, mais uma aqui no Sul".

O diretor-geral da Airfrance na América do Sul, Jean-Marc Pouchol, lembrou que o RS é o terceiro maior estado com fluxo de passageiros com destino à França, estando atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Segundo ele, este fator faz com que a empresa pense em um voo saindo direto de Porto Alegre para a França.

Parceria França-Brasil

Nesta sexta-feira (2), os membros do Conselho reúnem-se novamente, em Porto Alegre. Será a primeira vez que o encontro no Brasil ocorrerá fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. A escolha da capital gaúcha é um desdobramento do projeto RS Global, promovido no ano passado em parceria do governo do Estado com a revista Voto. Os membros do Conselho de Comércio Exterior da França no Brasil são nomeados pelo primeiro-ministro, para atuação por três anos.

Além do embaixador da França no Brasil, também participou do encontro desta quinta-feira o cônsul honorário em Porto Alegre, Roner Fabris. Entre os executivos presentes à reunião, estiveram representantes do Carrefour, Leroy Merlin, Norac do Brasil, GE Renewable Energy, Hermes, Vinci Energies do Brasil, Arkema Química, Air France, FO Logistic, Alstom, Aliança Francesa, Muram, Kepler e Renault.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul