Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori inaugura fábrica de água mineral em São José do Hortêncio

Publicação:

Sartori inaugura fábrica de água mineral em São José do Hortêncio
Durante a solenidade, o governador falou da prorrogação do decreto que reduz a base de cálculo do ICMS para a água mineral - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Em São José do Hortêncio, região do Vale do Caí, o governador José Ivo Sartori participou, na manhã deste sábado (7), da inauguração da fábrica de água mineral Valle Vita. "O Estado não vai atrapalhar quem produz, realiza e faz", afirmou Sartori ao saudar o empreendimento. Com área construída de 9 mil metros quadrados, a unidade instalada na localidade de Arroio Bonito recebeu investimento de mais de  R$ 10 milhões. Sua capacidade de produção é de 300 mil litros de água mineral por dia. A fábrica gera 72  empregos diretos.

Acompanhado dos prefeitos do município, Leonardo Teodoro Arnhold,  e de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, além do diretor da empresa, Carlos Sudatti, o governador lembrou de encontro recente com representantes da Associação Gaúcha dos Envasadores. "Anunciamos a prorrogação do decreto que reduz a base de cálculo do ICMS para a água mineral, medida que significa diminuição para 60% do valor da pauta tributária a garrafões de 20 litros", disse. "Apesar do cenário de dificuldades na economia, temos de incentivar esse ambiente promissor, fazendo avançar o Rio Grande que dá certo", acrescentou.

"O trabalho bem feito da Valle Vita", ressaltou o governador, "ajuda a impulsionar a economia do município, da região e também contribui para o desenvolvimento do Estado. Estimular o desenvolvimento é apenas uma das premissas que nos movem. Estamos trabalhando para destravar a burocracia e tornar o Estado mais eficiente. Reafirmo: só não investe no Rio Grande do Sul quem não quiser."

Sudatti elogiou Sartori por ter dado um basta em 40 anos de gestão pública do Estado com gastos maiores que a arrecadação.

A fábrica

A localização da Valle Vita é considerada estratégica para a distribuição da água. O Vale do Caí fica entre os maiores mercados consumidores do RS. A reserva de água é extraída de três poços, com profundidade de 140 metros e vazão de 93 mil litros por hora. A água, conforme a empresa, tem um dos mais baixos teores de sódio do mercado (4,568mg/l) e possui gaseificação natural de 30%.

O grupo prioriza o emprego de mão de obra do município e da região. Depois do ato de inauguração, o governador e convidados visitaram a fábrica, que tem o Banrisul entre os financiadores.

Texto: Heron Vidal - de São José do Hortêncio
Edição: Rui Felten/Secom
 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul