Saúde distribui preservativos para veranistas na beira da praia
Publicação:
A Secretaria da Saúde distribui, na beira da praia em Capão da Canoa, preservativos para que os veranistas possam se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Neste mês, foram oferecidas 50 mil camisinhas em diversos pontos de distribuição do Litoral Norte. Somente em Capão da Canoa, foram cerca de 10 mil. De acordo com a coordenadora do programa DSTs da 18ª Regional de Saúde, Maria Helena Fagundes, o principal objetivo da distribuição à beira-mar é o trabalho de educação sexual, visando à prevenção, especialmente no período do carnaval. As pessoas estão na praia, relaxando. Queremos mostrar a elas que é importante curtir usando a camisinha. Todos têm acesso aos preservativos, sem custo algum. Além disso, os preservativos se encontram em um local de fácil acesso, na beira da praia, o que facilita muito, observa.
Maria Helena lembra que o material deve ser usado com o propósito de preservar contra DSTs. Deve haver maior conscientização por parte das pessoas da importância da sua utilização. Qualquer outro propósito prejudica os objetivos do trabalho. Quem precisar pode vir buscar, está à disposição, avisa.
A Casa de Governo da Secretaria de Saúde em Capão da Canoa fica aberta de terças a domingos das 13h às 17horas.
Exames
A Coordenação do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) da 18ª Regional de Saúde informou que há dois laboratórios de coleta de sangue, onde são realizados exames gratuitos de HIV. Um fica localizado no município de Osório, no Centro de Testagem e Aconselhamento, na avenida Bento Gonçalves, 1036, sala 208. Os exames podem ser efetuados todas as quintas-feiras, das 8h às 17h. Em Capão da Canoa, os testes de HIV podem ser feitos na Unidade Materno-Infantil, localizada na rua General Osório 755, nas terças e quartas-feiras, das 8h às 17h.