Saúde promove baile para terceira idade no Dia Mundial de combate à Aids
Publicação:

Com o slogan A Aids não quer saber sua idade. Proteja-se, a Secretaria Estadual da Saúde lançou, nesta segunda-feira (1°), a campanha de prevenção no Dia Mundial de Combate à Aids. A primeira fase foi com a promoção de um baile para a terceira idade. A festa começou às 18h, no restaurante Casa de Portugal, em Porto Alegre.
De acordo com a secretária-adjunta da Saúde, Arita Bergmann, a campanha visa esclarecer os idosos sobre a Aids e outras DSTs. Não só os idosos, mas toda a população deve usar preservativo para evitar as DSTs, afirmou Arita. Aos 65 anos, João Silveira destacou que os idosos como qualquer pessoa tem relações sexuais. Os jovens ainda tem esse preconceito. Claro, não esquecendo de sempre se usar preservativo, explica.
O ambiente principal do baile foi destacado pela ornamentação em vermelho, remetendo ao símbolo de combate à Aids. A pista de dança teve destaque com iluminação especial, uma explosão de cores, distribuídas em diversos focos de luz. O evento ainda contou com mímicos, um casal de dançarinos para show demonstrativo dos diversos ritmos de dança de salão.
A faixa etária foi escolhida tendo em vista a tendência de aumento proporcional de casos da doença na terceira idade no RS. Na última década, o número de gaúchos com mais de 50 anos com Aids subiu 8%, e hoje já representa 10% dos portadores no Estado. Além disso, recente pesquisa do Ministério da Saúde revelou que 39% das pessoas nesta fase são sexualmente ativas e não possuem a cultura do uso da camisinha.
Lançamento
No próximo dia 8 haverá o lançamento do livro A maioridade da epidemia - Vivências da trajetória dos 21 anos da Aids no RS, em um café da manhã no Hotel Continental, na Capital. O livro aborda as principais experiências obtidas ao longo destes anos, até o momento, dos profissionais de saúde do Estado e municípios, além de ONGs e universidades.