SDR interioriza ações com compromissos na região das Missões
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo promoveu a interiorização de suas ações com uma série de atividades do secretário Tarcísio Minetto na região das Missões. Entre segunda (4) e terça-feira (5), Minetto reuniu-se com líderes políticos, entidades representativas da agricultura familiar e cooperativistas na Fenamilho Internacional - 17ª edição, em Santo Ângelo.
A programação da SDR na Fenamilho começou com participação em seminário em que o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, falou sobre o desafio do Rio Grande do Sul de alcançar o equilíbrio financeiro e retomar o desenvolvimento. Em seguida, Minetto esteve no estande da Universidade Regional Integrada (URI), prestigiando a assinatura de novos termos de adesão de empresários ao Projeto Extensão Produtiva e Inovação.
O secretário visitou o museu da colonização italiana montado no Parque Siegfried Ritter, onde manteve contatos com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag) e com o superintendente técnico e de relações institucionais da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Mário Ribas do Nascimento. Depois, visitou o pavilhão das agroindústrias familiares para conversar com agricultores e conhecer a produção local. Na sequência, encontrou-se com o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, e outras autoridades municipais.
Debate na Câmara
Na terça-feira (5), Minetto representou o governo do Estado em reunião convocada pela Câmara de Vereadores para discutir estratégias e ações para o fortalecimento da agricultura familiar, o desenvolvimento de agroindústrias e a sucessão rural. A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Santo Ângelo, Sônia Lemos Contri, manifestou preocupação com a falta de crédito fundiário para famílias que vivem em áreas menos de 10 hectares.
Ela reivindicou mais incentivos para a permanência de jovens no campo e também para a criação de agroindústrias. “Quem está na agricultura é porque tem carinho pela terra, mas quem pode está saindo do campo para viver na cidade”, disse.
Depois de ouvir as manifestações, o secretário Minetto disse que a SDR trabalha com projetos para melhorar a estrutura de produção dos agricultores familiares. Minetto lembrou que a Emater, empresa vinculada à SDR, executa um trabalho vital para a saúde financeira e social dos agricultores e para sua emancipação.
O secretário explicou que a secretaria tem buscado atender aos municípios na questão do abastecimento e da infraestrutura rural, além de executar convênios e programas em parceria com o governo federal. Minetto ainda lembrou o desafio de todos de produzir mais alimentos e sustentar a demanda mundial. “O principal recurso que temos hoje são os técnicos da Emater, que estão à disposição para ajudar os agricultores a diversificar a produção”, afirmou.
Após o encontro na Câmara, do qual participaram vários vereadores e o presidente da Emater, Clair Kuhn, Minetto retornou à Fenamilho para entregar certificados de participação aos agricultores participantes da Mostra da Agricultura Familiar. A cerimônia foi acompanhada ainda pela secretária-geral da Emater, Elisete Hintz, o prefeito Andres, o presidente da Fenamilho, Antonio Toscani, e o coordenador do Pavilhão da Agricultura Familiar, Pedro Pillon.
O secretário ainda acompanhou a abertura do 2º Fórum Estadual da Agroenergia, cujo tema foi 'O desenvolvimento regional via etanol amiláceo', em parceria entre SDR, Emater, Assembleia Legislativa, prefeitura de Santo Ângelo, Embrapa, Famurs, Fetag, Vinema e Fenamilho.
Texto: Itamar Pelizzaro/SDR
Edição: Léa Aragón/CCom