Secretaria da Agricultura inaugura Posto Avançado e Telecentro em Torrinhas neste sábado
Publicação:
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, inaugura neste sábado (16), às 11h, em Torrinhas, no segundo distrito de Pinheiro Machado, o 10º Posto Avançado de Defesa Agropecuária e o 2º Centro Integrado de Atenção ao Produtor, um telecentro com nove computadores e acesso gratuito à internet que estará disponível aos moradores da comunidade.
O Posto Avançado vai atender cinco zonas do interior do município, cerca de 900 propriedades e 50 mil bovinos. Enquanto produtores poderão retirar suas Guias de Trânsito Animal (GTA) sem precisar se deslocar à Inspetoria de Defesa Agropecuária (Ida) na zona urbana de Pinheiro Machado, distante 45 quilômetros da localidade, sendo 30 quilômetros por estrada de chão - o que totaliza 90 quilômetros contando a ida e a volta - crianças, jovens e demais moradores terão à disposição a comunicação com o mundo através da rede mundial de computadores.
A ação soluciona dois problemas históricos das localidades rurais do Rio Grande do Sul: a necessidade de deslocamento até a sede do município para realizar atividades simples, como é a retirada de uma GTA e a dificuldade de acesso à internet, ainda presente em muitas regiões.
O evento vai contar, ainda, com as presenças do presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS (Procergs), Carlson Aquistapasse, e o gerente das unidades regionais, João Paulo Régio, além do prefeito de Pinheiro Machado, Luis Felipe da Feira.
Inclusão digital
Através de uma política de reaproveitamento de computadores do Estado e de parceiros como Banrisul, Caixa Federal e Banco do Brasil, a Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador já distribuiu mais de dez mil computadores a diversas comunidades gaúchas.
Eles são recondicionados no centro de recondicionamento de computadores em Viamão, que também capacita jovens para o mercado de trabalho na área de informática. Até o momento foram implantados 154 telecentros, sendo 113 fixos e 41 temporários, num total de 70 municípios contemplados, trabalho feito pela Procergs.
Texto: Assessoria de Comunicação
Edição: Redação Secom