Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Educação promove live para orientar escolas sobre os Estudos Compensatórios

Os Estudos Compensatórios são atividades pedagógicas extras oferecidas a estudantes com problema de frequência às aulas

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrita a palavra Educação ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um chapéu de formando sobre dois livros. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Na reta final do ano letivo, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (14/11), uma transmissão ao vivo pela internet para tratar dos Estudos Compensatórios, um direito dos estudantes que os auxilia a manterem o ritmo de aprendizagem e avançarem no fluxo escolar.

O encontro foi apresentado no canal oficial da Seduc no YouTube, a TV Seduc RS, e contou com a participação da secretária da Educação, Raquel Teixeira, da diretora do Departamento de Apoio à Gestão Escolar, Isabel da Silva, e da diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica (SubEdu), Sherol dos Santos.

Durante a transmissão, Raquel destacou que este é o momento de acolher os estudantes que tiveram problemas de frequência escolar, tendo em vista a meta de tornar a educação gaúcha um exemplo de equidade. “A rede pública de ensino é o espaço compensatório para aquilo que as crianças e os jovens não têm no lar. Ela tem que ter uma solução, um encaminhamento para cada estudante. O papel da escola é acolher, fazer o estudante permanecer, aprender e ter sucesso. É um ciclo completo", ressaltou.

A live também destacou os Estudos de Aprendizagem Contínua, um conjunto de ações e estratégias que auxiliam os professores a identificarem as dificuldades dos estudantes e a oferecerem atividades personalizadas para superar as lacunas de conhecimento. “A construção do conhecimento começa desde a base. Os estudos de aprendizagem contínua pontuam o que a avaliação da aprendizagem mostrou, sugerindo ao professor exercícios, sequências pedagógicas e metodologias ativas que ajudam os estudantes a aprenderem”, explicou Raquel.

Estudos Compensatórios

Os Estudos Compensatórios são atividades pedagógicas extras oferecidas aos estudantes da Rede Estadual que, por algum motivo, não tiveram acesso às aulas devido à infrequência. São ações que estão previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como em pareceres do Conselho Estadual de Educação.

O objetivo é ajudar o estudante a recuperar conteúdos que perdeu durante o período de ausência, permitindo que alcance as competências e habilidades estipuladas para a etapa de aprendizagem.

Cada instituição de ensino da Rede Estadual é responsável pelas formas e modalidades de oferecimento das atividades complementares, sendo exigidos um aproveitamento mínimo pelo estudando e a aprovação pelo Conselho da Escola.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul