Secretaria da Saúde debate políticas públicas para a Saúde Mental de crianças e adolescentes
Publicação:

Os avanços e desafios das políticas públicas para a Saúde Mental de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul são tema do II Encontro Gaúcho de Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), que se realiza até o dia 21 de março, na Feevale, em Novo Hamburgo. O evento é uma promoção da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o município de Novo Hamburgo, por meio do CAPSi Saca Aí, e serve de preparação para o I Congresso Brasileiro de CAPSi.
Na abertura da programação, na noite dessa terça-feira (19), a coordenadora do Departamento de Ações em Saúde (DAS) da SES, Sandra Fagundes, saudou especialmente os trabalhadores dos CAPSi por seu protagonismo da organização do espaço. A psicóloga destacou que o fortalecimento da rede psicossocial integra projeto estratégico do Governo Estadual, dentro de um esforço do Estado em assumir sua responsabilidade no SUS, inclusive no que diz respeito a seu financiamento.
Nosso objetivo é desonerar os municípios em relação ao custeio dos CAPS. A partir da aplicação dos 12% na Saúde, estudamos a ampliação dos repasses estaduais para financiamento deste serviço fundamental, afirmou.
O objetivo do encontro é gerar espaços de articulação, troca de experiências e discussão de temas comuns a profissionais das equipes dos CAPSi, gestores da área da Saúde e outras instituições envolvidas no cuidado à Saúde Mental de crianças e adolescentes. Integram a programação, que segue nos próximos dois dias, mesas redondas, rodas de conversa, discussões de casos e oficinas, sobre os temas da desinstitucionalização, construção de rede, álcool e outras drogas e práticas de cuidado.
O evento termina na quinta-feira (21), com a realização de uma plenária para elaboração de um documento que será levado ao Congresso Brasileiro de CAPSi, que será realizado em abril de 2013, no Rio de Janeiro. Também participaram da solenidade a representante do Ministério da Saúde, Fernanda Niccacio, o secretário municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Roque Werlang, além de outros representantes do município e da Feevale.
Os CAPSi são centros especializados no atendimento psicossocial a crianças e adolescentes. Dos 167 CAPS em funcionamento no Estado, 21 são deste tipo - nas regiões sem CAPSi, a demanda por atendimento dentro desta faixa etária é atendida nos CAPS regulares.
Confira a programação completa aqui.
Texto: Assessoria SES
Foto: Nanda Duarte/SES
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305