Secretaria de Desenvolvimento Social participa de força-tarefa para mapeamento de abrigos
O trabalho inclui também Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Unicef e Defesa Civil nacional e estadual
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Na tarde de terça-feira (7/5), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) se reuniu de forma on-line com equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Defesa Civil nacional e do RS e do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para elaborar, conjuntamente, o formulário de levantamento de informações de abrigos provisórios.
A ferramenta será utilizada por equipes das entidades, que ouvirão os gestores dos abrigos instalados no Estado para acolher pessoas afetadas pelas enchentes com o objetivo de identificar, caracterizar e apontar as necessidades dos locais. O formulário será aplicado por equipes das entidades envolvidas, a partir de quinta-feira (9/5).
Cada responsável pela pesquisa deverá preencher os questionamentos, apontando o perfil das pessoas acolhidas, dados sobre a estrutura do local, necessidades que forem identificadas, entre outras informações importantes. As respostas irão compor uma base de dados em uma plataforma do Estado e permitirão acompanhamentos periódicos por parte dos órgãos.
Para o titular-adjunto da Sedes, Gustavo Saldanha, a ação conjunta fortalece ainda mais a soma de esforços para ajudar o Rio Grande do Sul. “Este é o momento de unirmos nossas equipes e focar no atendimento a todas as pessoas que perderam tudo e precisam de acolhimento”, afirmou.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom