Secretaria mantém canal de comunicação com população sobre vigilância em saúde
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O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) mantém um canal de comunicação direto com a população através do telefone 150. O Disque Vigilância serve para esclarecer a comunidade sobre os trabalhos realizados pelo Cevs e para tirar as dúvidas, entre outras, sobre doenças como a dengue e a rubéola. Do início do serviço, em junho de 2006, até o mês de julho de 2007, o Disque Vigilância recebeu mais de 6 mil ligações. Em setembro recebeu 1.015 ligações, sendo que 179 eram trotes. O Cevs é uma instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. Para o diretor do Cevs, Francisco Paz, o atendimento reforça os laços da vigilância com a sociedade, garantindo através de um canal direto de comunicação e informação que é prestada tanto a serviços para as pessoas quanto a profissionais. “Com a captação das reclamações, pedido de informações, notificações de agravos e denúncias, o centro estadual pode ampliar as suas ações nas áreas de Vigilância Sanitária, Ambiental e da Saúde do Trabalhador, identificando situações de risco”, afirmou. O Disque Vigilância funciona em dias úteis de segunda a sexta-feira no horário das 8h30min às 22h. Nos finais de semana e feriados fica à disposição o (51)9679.3157. As informações são fornecidas pelos estagiários da área de vigilância em saúde. Eles são supervisionados permanentemente pela equipe técnica do Cevs. Para Francisco Paz, na medida em que está sendo um canal de comunicação com os usuários do sistema e a comunidade, este serviço também cumpre o papel de ouvidoria, contribuindo para a avaliação do serviço prestado, não só pelo atendimento às demandas individuais do usuário, mas também pelo seu impacto na implementação das políticas do setor. A Central de Atendimento está localizada junto ao Cevs, na rua Domingos Crescêncio, nº 132, sala 105.