Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário Vieira da Cunha recebe direção do Cpers

Publicação:

Secretário Vieira da Cunha recebe direção do Cpers
Novo encontro ficou agendado para a próxima segunda-feira - Foto: Divulgação/Seduc

O secretário da Educação, Vieira da Cunha, recebeu, nesta quarta-feira (23), a direção do Cpers. A presidente do sindicato, Helenir Aguiar Schürer, entregou um ofício solicitando que não sejam descontados nos vencimentos dos servidores os dias em que houve greve, paralisação ou aula em período reduzido.

Após receber a reivindicação, Vieira afirmou que levará o documento para apreciação do governador José Ivo Sartori. Uma nova reunião entre o secretário e os representantes da categoria está agendada para a próxima segunda-feira (28).

"Há um mínimo de dias letivos e um mínimo de horas/aula previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e nós vamos zelar para que esses dias parados sejam recuperados. Os professores, através da sua entidade representativa, propuseram recuperar as aulas, desde que o pagamento do salário referente aos dias parados seja garantido. Vamos levar o assunto ao senhor governador para que ele possa tomar a decisão", disse Vieira ao final da reunião.

O secretário ainda afirmou que, devido ao fato de as escolas terem tido diferentes formas de adesão ao movimento (algumas pararam completamente, em outras parte dos professores paralisou e algumas funcionaram normalmente), cada uma delas deve formular o seu calendário de recuperação.

"Cada escola tem o controle de quais aulas não foram dadas. A ideia é que, acertada a recuperação com o sindicato, elas possam reestruturar o seu calendário de acordo com a sua realidade específica e submetam o novo calendário ao conselho escolar, para que os pais possam também opinar", explica Vieira.

Texto: Roberto Witter/Ascom-Seduc
Edição: Rui Felten/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul