Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seduc e MEC discutem projeto piloto relacionado ao Pronatec

Publicação:

Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ministério da Educação (MEC) propôs à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta sexta-feira (5), a implantação de um projeto piloto em
Seduc e MEC discutem projeto piloto relacionado ao Pronatec

Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ministério da Educação (MEC) propôs à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta sexta-feira (5), a implantação de um projeto piloto em conjunto. O projeto foi apresentado pela diretora de Integração das Redes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (Setec) do MEC, Patrícia Barcelos, ao secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, ao diretor geral adjunto da Seduc, José Thadeu de Almeida, e representantes do Senac e Senai. 

A ação teste será realizada pelo MEC em parceria com a Seduc em uma turma de Ensino Médio da rede estadual de ensino em Porto Alegre. A escola será definida nos próximos dias pela Seduc. Dentro da proposta apresentada pelo MEC, também ocorrerão ações piloto semelhantes nas cidades de Fortaleza, no Ceará, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Previsto para iniciar em agosto, o projeto piloto pretende listar pontos importantes do sistema integrante do Pronatec, que atualmente está em tramitação no Congresso Nacional. Os estudantes do Ensino Médio terão cursos profissionalizantes no Instituto Federal Rio Grande do Sul, de forma concomitante ao ensino regular.

O diretor geral adjunto da Seduc, José Thadeu de Almeida, além de achar muito positiva a escolha de uma capital gaúcha para a ação piloto, acredita que a parceria será muito interessante para a qualificação dos estudantes gaúchos e a sua futura inserção no mercado de trabalho. Será uma ótima forma de aperfeiçoar o diálogo e ações conjuntas entre Estado e União, explicou. 

O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País.

Por intermédio do Pronatec, além dos institutos federais, as entidades ligadas ao Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos. Dessa forma, as escolas do sistema S receberão alunos das redes estaduais do ensino médio, que complementarão a sua formação com a capacitação técnica e profissional.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Social/Seduc
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul