Seduc tem interesse em parceria com Sistema Universidade Aberta
Publicação:
O interesse na consolidação de parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com os cerca de 60 Polos de Apoio Presenciais do Sistema Universidade Aberta (UAB) do Rio Grande do Sul, visando à formação inicial e continuada de professores da rede estadual de ensino foi manifestado nesta quinta-feira (24), em reunião do diretor-pedagógico da Seduc, Sílvio Rocha, com coordenadoras de dez Polos UAB do Estado.
Queremos estabelecer a parceria para potencializar as regiões, com a criação de cursos superiores que sejam de interesse dessas regiões, declarou Rocha, afirmando a demanda na rede estadual para cursos de primeira e segunda licenciaturas, além de cursos de especialização a distância e semipresenciais. O tema será tratado em agenda das coordenadoras de Pólos com o titular da Seduc, José Clóvis de Azevedo, em data a ser confirmada. Além disso, um grupo de trabalho será formado na Seduc para elaboração de um plano de trabalho sobre o tema. O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, que também manifestou interesse na parceria.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) propõe a articulação das instituições públicas de ensino superior existentes, para levar ensino superior público de qualidade aos municípios que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos oferecidos não são suficientes para atender a todos os cidadãos. O Sistema UAB tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica e foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005. O programa se efetiva a partir da assinatura de convênios entre o MEC, instituições de ensino superior e o Estado e Municípios. As despesas do Sistema UAB contam com dotação orçamentária do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Decreto Federal 5.800, de junho de 2006, dispõe sobre o Sistema UAB.
O Sistema oferece, prioritariamente, de cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica, de cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Além disso, o Sistema busca a ampliação do acesso à educação superior pública, a redução das desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País, o estabelecimento de um amplo sistema nacional de educação superior a distância e o fomento do desenvolvimento institucional para a modalidade do ensino a distância e a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.
No Rio Grande do Sul conta com cerca de 60 Polos de Apoio Presencial do UAB. Cada Pólo conta com um coordenador, um técnico em informática, um tutor presencial, um tutor a distância. No RS, os Municípios são mantenedores dos Polos, ficando responsáveis pela implantação e implementação da proposta.
Repórter: Patrícia Coelho
Foto: Patrícia Coelho
Edição: Márcia Martins (3210-4284)
Assessoria de Comunicação Social Seduc
Redação: Patrícia Coelho
Coordenação: Marcela Santos
Contato: (51) 3288 - 4737 - 4740