Segurança Pública no Litoral tem novas tecnologias à disposição
Publicação:
O diretor do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel) da Polícia Civil, delegado Joel Souza de Oliveira, realiza nesta quarta-feira (11) reunião com delegados de polícia titulares das delegacias das cidades do Litoral Norte do Estado. O diretor apresentará aos delegados e à imprensa um balanço dos serviços colocados à disposição da instituição, através de parceria com a empresa telefônica Brasil Telecom.
Os serviços começam pelo sistema Vídeofone, que permite a comunicação entre policiais civis utilizando a voz e imagem entre os interlocutores. Um telefone é acoplado a um aparelho de televisão e a uma câmera de vídeo, possibilitando a conversação através do telefone e, ao mesmo tempo, a visualização entre os usuários. É importante ferramenta para agilizar os serviços policiais, permitindo ações como reconhecimento de suspeitos à distância pelos policiais de outras localidades ou pelas vítimas, identificação de pessoas desaparecidas, perdidas ou afogados, reunião entre órgãos operacionais, visualização à distância de objetos e veículos furtados ou roubados, retratos falados, entre outros.
Também foi disponibilizado pela Brasil Telecom à Polícia Civil, através da Anatel, o número 161, que funciona como número de emergência. Através do dispositivo, um policial ou qualquer pessoa pode ligar de qualquer cidade do Litoral Norte ou do Litoral Sul. Será acessado um posto diretor que determinará o deslocamento de viaturas ao local da ocorrência.
Os policiais contam com uma Rede de Rádio no sistema VHF, unindo todo o litoral gaúcho, através de links de repetição, tudo centralizado em Osório. Através deste sistema, é possível a realização de serviços como informações sobre veículos, procurados, expedição de cópias de mandados de prisão e implantação no sistema informatizado da PC informações sobre prisões cautelares, fatos relacionados com furtos e roubos de veículos e outras investigações de interesse da Polícia Civil e da sociedade.
A empresa parceira elaborou, ainda, uma lista telefônica da Polícia Civil, colocando à disposição dos servidores todos os números necessários da instituição, sempre com o objetivo de agilizar as comunicações telefônicas.
O Litoral Gaúcho foi a região do Estado escolhida para receber de forma pioneira os serviços disponibilizados. Os sistemas funcionam desde dezembro do ano passado.