Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana da Alimentação RS discute enfrentamento à fome

Publicação:

Com o tema “Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis no Enfrentamento da Fome e na Promoção da Segurança Alimentar”, está aberta a Semana da Alimentação RS 2022. A 20ª edição do evento visa promover o debate sobre sustentabilidade na produção de alimentos, políticas públicas e ações de combate à fome e à insegurança alimentar, bem como sobre a necessidade de uma alimentação adequada e saudável.

Em cerimônia realizada no auditório do Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre, na terça feira (11/10), a secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Márcia Pires de la Torre, afirmou que o enfrentamento à fome e à insegurança alimentar demanda um esforço conjunto de todo o poder público, em variadas frentes de atuação. “Temos o entendimento de que a questão da fome precisa ser tratada a partir de uma articulação de todos os poderes do Estado", disse.

A titular da pasta também anunciou que o governo gaúcho pretende convocar a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) ainda neste ano para dar encaminhamento à formulação de um novo Plano Estadual de Segurança Alimentar.

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea-RS), Juliano Ferreira de Sá, falou da importância de se discutir a produção de alimentos e a nutrição de forma integrada. Ele defendeu um orçamento maior dos governos federal e estadual e dos municípios para o enfrentamento do problema. “Superar a fome é uma tarefa coletiva”, afirmou.

A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 2ª Região (CRN-2), Magda Cammerer, destacou a importância de se debater a qualidade da alimentação, os sistemas alimentares sustentáveis e o combate à fome e à desnutrição. “É preciso sensibilizar a população quanto ao cuidado com a alimentação e a desnutrição, especialmente de nossas crianças”, disse. 

A representante do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Fesans-RS), instituição que coordena a Semana da Alimentação nesta edição, Eliane Pereira Brochet, defendeu que “o momento é de unir sociedade, entidades e poder público para debater sobre o tema da segurança alimentar.” Logo após a cerimônia de abertura, teve início o seminário “Sistemas Alimentares Saudáveis: da produção até o consumo”, promovido pelo CRN-2.

A semana

A Semana da Alimentação RS, que neste ano ocorre até domingo (16/10), celebra o Dia Mundial da Alimentação e tem a promoção do Fesans, do CRN-2, do Consea-RS, da Emater-RS/Ascar e do governo do Estado do RS, por meio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (Sicdhas), com o apoio de diversas instituições e entidades gaúchas.

A edição conta  com atividades realizadas de modo presencial em todo o Estado, bem como na forma on-line, que incluem rodas de conversa, seminários, feiras, ações culturais, palestras, mostras, lives, entre outras.

• A programação completa está disponível no site: https://sites.google.com/view/semanadaalimentacaors

Texto: Ascom Sicdhas
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul