Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana do Coração encerra com exames e atividades físicas

Publicação:

Orientação e prevenção foram o foco da 2ª Semana do Coração do Rio Grande do Sul que ocorreu de 22 a 28 de setembro, com a promoção da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), em parceria com as secretarias de Segurança Pública,
Semana do Coração encerra com exames e atividades físicas

Orientação e prevenção foram o foco da 2ª Semana do Coração do Rio Grande do Sul que ocorreu de 22 a 28 de setembro, com a promoção da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), em parceria com as secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde, Casa Civil e Instituto de Previdência do Estado (Ipergs). O objetivo da ação foi prevenir a ocorrência de doenças cardiovasculares na população, por meio de hábitos alimentares saudáveis, prática de exercícios físicos, consumo de bebidas com moderação e combatendo o hábito de fumar.

No encerramento das atividades, nesta sexta-feira (28), o secretário em exercício da Administração e dos Recursos Humanos, Leonardo Kauer, falou sobre a importância das ações. A Semana do Coração demonstra um novo olhar sobre a saúde pública, pois une esforços do Governo, das entidades de saúde e da sociedade civil. Os servidores públicos também foram contemplados com as ações da campanha. Com a união dos esforços poderemos, além de auxiliar na educação da população, monitorar a saúde cardíaca, destacou.

Os participantes fizeram uma aula de ginástica laboral coordenada pela educadora física Alice Faé e a fisioterapeuta Cláudia Machado. Na atividade, foram feitos exercícios de alongamento com objetivo de minimizar os impactos negativos do esforço repetitivo das atividades diárias dos servidores.

Prevenção
Pela manhã, servidores e visitantes do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) fizeram exames de verificação de pressão arterial e níveis de colesterol. O evento foi realizado em parceria com estudantes voluntários da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) e a Brigada Militar (BM). Carla Mayora, da equipe da FUC, informou que, em média, 200 pessoas por dia se submeteram às medições de pressão arterial e colesterol.

Atividades
Os servidores do Palácio Piratini participaram, na terça-feira (25), em Porto Alegre, de uma atividade ligada à 2ª Semana do Coração. Acompanhados pelo governador Tarso Genro, os funcionários assistiram à palestra Doenças cardiovasculares: do diagnóstico à prevenção, apresentada pelo cardiologista da Casa Militar, Rafael Boer Nascente, no Salão Alberto Pasqualini.

Também foram disponibilizadas medições para colesterol e pressão arterial e distribuídos folderes informativos. O governador, que também passou pelos exames, destacou a importância da iniciativa como modo de prevenir doenças nos servidores públicos. Isso é um alerta que todos nós devemos levar em consideração, porque a saúde é o nosso bem mais precioso, afirmou.

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Rodrigo Machado
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul