Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário apresenta balanço de ações da Rede Escola de Governo voltadas à Copa

Publicação:

Cerca de 3 mil servidores públicos e agentes sociais já foram beneficiados com cursos de extensão e seminários para o planejamento, organização e recepção de grandes eventos
Cerca de 3 mil servidores públicos e agentes sociais já foram beneficiados com cursos de extensão e seminários para o - Foto: Beto Rodrigues

O "Seminário Final Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014" foi marcado pelo balanço e pela análise dos resultados obtidos pelo programa de formação continuada. Realizado pela FDRH/Rede Escola de Governo em parceria com a Universidade Feevale, são contabilizadas, desde 2011, 53 ações e cerca de 3 mil servidores públicos e agentes sociais beneficiados, entre cursos de extensão e seminários voltados ao planejamento, organização e recepção de grandes eventos.

Como primeira atividade do programa, foi realizado o "Seminário Estadual para Contextualização da Copa", oportunidade em que as necessidades foram mapeadas. A partir de então, houve seis seminários regionalizados, 27 turmas do curso de extensão em Elaboração de Projetos Sociais e Siconv, sete turmas do curso de Mediação de Conflitos e Gerenciamentos de Crise, sete turmas do curso Mitos e Verdades sobre o Desenvolvimento Sustentável, três turmas do curso de Politicas de Gênero e Capacitação para Mulheres, uma turma voltada aos profissionais da área de segurança sobre policiamento turístico, além de dois cursos em EaD nas temáticas de turismo, dois cursos em EaD na área de segurança e dois cursos em EaD na área de idiomas.

A diversidade de temas demonstra a preocupação em abordar todas as nuances que precisam ser contempladas durante o planejamento de eventos de grande porte. Desde a elaboração criteriosa do projeto, que garante a captação de recursos com mais eficiência, até o cuidado com a sustentabilidade, como a otimização dos recursos naturais, que envolve o uso racional da água, de energia ou a coleta e descarte adequados dos resíduos gerados, por exemplo.

A diretora-presidente da FDRH, Sandra Bitencourt, destaca a satisfação da Rede Escola de Governo em contribuir para que a Copa traga um legado significativo para o Rio Grande do Sul, que é a instrumentalização dos gestores do Estado e dos municípios. “A ambição é transformar nosso Estado e nossa Porto Alegre para que sejam referência na recepção de grandes eventos. Queremos ser padrão em hospitalidade e planejamento. É a nossa boa e velha hospitalidade, só que agora planejada.”

O secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, salienta que as formações realizadas pela Rede Escola de Governo transcendem a Copa. “Um dos objetivos da secretaria é trazer grandes eventos para o Estado. Quanto mais pessoas preparadas tivermos, melhor para o Rio Grande.”

Questões relacionadas à segurança pública foram apresentadas pelo secretário da pasta, Airton Michaels, que considera a integração e o trabalho transversal entre as diferentes forças policiais um grande ganho. O coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014, Maurício Nunes dos Santos, falou sobre os desafios e as oportunidades do evento que está mobilizando o país. 

Os alunos do curso de Elaboração de Projetos Sociais e Siconv, Ivan Jorge Maria da Silva e Cézar Augusto Villela Pombo, apresentaram o projeto que surgiu em sala de aula e está beneficiando 10 escolas públicas de Gravataí, com a cobertura das quadras esportivas.

Participaram também da abertura oficial, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Feevale, Gládis Luisa Baptista, e o assessor técnico da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, Paulo Alves.

Texto: Daiane Evangelista
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul