Servidores da SSP fazem curso sobre sistemas de inteligência
Publicação:
Estabelecer uma comunicação digital segura e integrar diferentes organismos de inteligência. Estes são alguns dos principais objetivos da Rede Nacional de Inteligência de Segurança Pública (Renisp), e foi o tema do curso dado pelo consultor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Sérgio Antônio de Paula, para os servidores do Departamento de Inteligência da Segurança Pública, (DISP), da Secretaria da Segurança Pública.
Durante o curso, realizado na manhã desta quarta-feira (23), foram apresentados a criação e o funcionamento da Renisp, que é um recurso de inteligência que proporciona a transmissão e o recebimento de arquivos digitais - sob a forma de voz, de dados e de imagem -, entre diferentes órgãos integrantes do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (SISP). Por meio da Renisp, é possível integrar e coordenar as atividades de inteligência de segurança pública em todo o País e abastecer os governos federal e estaduais com informações que subsidiam a tomada de decisões na área.
O gerenciamento da Renisp é feito pela Senasp, responsável pela inclusão de novos usuários, pelo estabelecimento das chaves criptográficas e pelas orientações normativas da SISP. A partir de sexta-feira (25), a ferramenta começará a ser utilizada pelo Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil, pela Assessoria de Inteligência da Susepe e pelos setores de Inteligência do Corpo Bombeiros.