Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS ajuda a melhorar índices de aprendizado
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Sobre os dados divulgados pelo Movimento Todos pela Educação que indicam retrocesso do Rio Grande do Sul nos indicadores de aprendizado, a Secretaria da Educação informa:
1 – O diagnóstico do Movimento Todos Pela Educação tem como base os dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2015.
2 – Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, o número de alunos que obteve aprendizado acima do nível considerado adequado em Língua Portuguesa saltou de 53,9%, em 2013, para 59,4%, em 2015. Em matemática, a variação foi de 48,8%, em 2013, para 48,4%, em 2015.
3 - Nas Séries Finais do Ensino Fundamental, o número de alunos que obteve aprendizado acima do nível considerado adequado em Língua Portuguesa saltou de 35,1%, em 2013, para 36%, em 2015. Em matemática, a variação foi de 19,6%, em 2013, para 17,8%, em 2015.
4 – No Ensino Médio, o número de alunos que obteve aprendizado acima do nível considerado adequado em Língua Portuguesa era de 37,9% em 2013 e passou a ser de 32,4% em 2015. Em matemática, a variação foi de 13,8%, em 2013, para 8,9%, em 2015. Apesar de ser considerado insatisfatório, o percentual do Rio Grande do Sul nos dois indicadores foi superior à média dos índices de todos os Estados.
5 – Diante deste e de outros diagnósticos divulgados anteriormente, a Secretaria da Educação centrou esforços em 2016 na retomada do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), cujas provas foram aplicadas no final do ano de 2016. Diferente do Saeb, que é feito por amostragem, o Saers é censitário. Com isso, cada escola terá medido os seus indicadores, o que possibilitará à Secretaria da Educação auxiliar cada estabelecimento de ensino a melhorar os seus índices de aprendizado.
O processo de formação continuada, que em 2016 teve 37 mil professores em regência de classe incluídos, terá, a partir de 2017, foco nas deficiências de cada uma das 30 regiões do Estado.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO