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SJS lança delegacia on-line na internet

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Gaúchos podem registrar ocorrências através da Internet Os gaúchos poderão registrar, pela internet, ocorrências de acidente de trânsito com prejuízos materiais, furto ou perda de documentos e celular, a partir de amanhã, quinta-feira (16), através dos sites www.delegacia.rs.gov.br ou www.delegaciaonline.rs.gov.br. Esse novo serviço faz parte do programa delegacia on-line, que foi lançada pela Secretaria da Justiça e da Segurança (SJS), em parceria com a Procergs, na manhã desta quarta-feira (15). O serviço poderá ser acessado também através do sites da Polícia Civil (www.policiacivil.rs.gov.br) e da SJS (www.sjs.rs.gov.br). O secretário da Justiça e da Segurança, José Paulo Bisol, enfatizou que é mais um serviço para facilitar a vida do cidadão. Segundo o secretário, como é significativo o número de gaúchos que têm acesso à internet - seja em casa, no trabalho ou na escola - os usuários não precisarão se deslocar até uma delegacia de polícia (DP) para registrar essas ocorrências que não necessitam de prova material. O serviço agilizará o processo de registro de perda de documentos e evitará que o cidadão enfrente filas nas DPs. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitano (DPM), delegado Jerônimo José Pereira, a iniciativa reduzirá o número de ocorrências registradas nas DPs, liberando policiais civis para cuidar dos fatos mais graves, como homicídio, seqüestro ou lesões corporais, que exigem procedimentos de coleta de provas e presença de peritos no local do fato. O diretor do DPM ressaltou que a delegacia on-line ampliará o número de ocorrências registradas no Estado. Isso não significa um aumento da criminalidade, mas a facilitação do acesso do cidadão à polícia, disse. Como registrar a ocorrência O responsável técnico pelo programa delegacia on-line, Clei Moraes, explicou que, ao acessar um dos endereços eletrônicos citados, o cidadão terá à disposição uma tela com as opções para acidente de trânsito, perda de documentos e perda ou furto de celular. Ele deverá escolher uma delas e preencher o registro on-line. Depois, o cidadão poderá imprimir uma cópia da ocorrência. Este documento trará um número de protocolo para consultar e/ou acompanhar o caso. As informações recebidas na delegacia on-line serão encaminhadas ao DPM, que filtrará as ocorrências para detectar possíveis trotes ou casos em que não for confirmada veracidade do fato. O dispositivo utilizado pelos agentes do DPM comparará os números do código de pessoa física (CPF) e do registro geral (RG) com o nome da pessoa que preencher o boletim de ocorrência (BO). Conforme Moraes, todos os casos registrados pela Internet, quando confirmados, serão incluídos no Sistema de Informações Policiais (SIP) - o banco de dados da PC reúne informações de ocorrências para a elaboração de estratégias de combate à criminalidade e é utilizado, também, para controle estatístico. Além de registrar ocorrências e poder acompanhá-las, os gaúchos - através da internet - poderão ter acesso ao cadastro de veículos roubados e aos endereços e telefones das delegacias de polícia do Estado.
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