Sonhos de Criança é a nova exposição no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Publicação:

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) abre no dia 5 de maio, às 19h, a exposição Sonhos de Criança, um trabalho que reúne o talento e a sensibilidade de Marcia Beal, especialista em fotografia de recém-nascidos (Newborn), com as intervenções digitais e criativas de Marco Escada. O resultado é um trabalho que retrata de forma personalizada a beleza da vida e o universo lúdico infantil.
A mostra reúne 11 imagens inéditas de recém-nascidos e bebês de até um ano de idade num contexto artístico, e com envolvimento direto dos pais, com o gosto deles por histórias infantis e nas expectativas para a vida dos filhos. A exposição Sonhos de Criança ficará no espaço do café até 3 de junho. A visitação ao local (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico da Capital), pode ser feita, de terça à sexta-feira, das 10 às 19h e, no sábado, das 11 às 18h.
Exposição
Segundo Marcia Beal, “este tipo de trabalho, ainda inédito no Brasil, se dá em processo de concepção das obras em duas etapas. No primeiro momento, é promovida uma sessão fotográfica com as crianças em um estúdio especialmente preparado para esse objetivo, com toda segurança e conforto”. Ela conta ainda que, durante a sessão, há uma conversa com os pais com o ojetivo de captar o gosto deles em relação ao mundo das histórias infantis e as expectativas para a vida de seus filhos.
Concluída essa etapa, o projeto é personalizado pelo artista visual Marco Escada, que expressa a imaginação dos pais, de maneira individual e criativa para cada criança. Desta maneira, todos os trabalhos tornam-se exclusivos, como as crianças. Finalizando todo o processo, a imagem é impressa em processo Fine Art, que garante fidelidade das cores e grande durabilidade na obra final, que pode ainda ser emoldurada das mais diferentes formas. “O resultado são quadros eternizados para serem apreciados não só pela família, mas por qualquer pessoa que se sensibilize com o gesto e a imaginação das crianças de todas as gerações”, diz Marco.
Marcia Beal:
Marcia começou a fotografar em 2005 gestantes e bebês. Em 2012, tornou-se especialista em fotografia de recém-nascidos (Newborn). É membro da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos). Com mais de 250 bebês recém-nascidos no portfólio, foi a primeira fotógrafa do Rio Grande do Sul a fazer uma exposição só com fotos de Newborn (Retratinho de amor), que teve sua segunda edição em 2014. Possui um estúdio em Porto Alegre, com ambiente adequado para receber os pequenos com conforto e segurança.
Marco Escada:
Marco é formado em artes visuais (fotografia) pelo Instituto de Artes da UFRGS e já participou de diversas exposições ligadas às artes visuais. Tem curso técnico em Publicidade e Propaganda pela Escola Técnica Irmão Pedro, e possui formação na ESPM para direção de arte e redação. Trabalhou na direção de arte em agências de comunicação, marketing, propaganda e design durante 11 anos. Fundador e ex-sócio do estúdio Canhotórium Arte Aplicada. Atualmente, é fotógrafo da empresa Marco Escada Fotografia.
Texto: Mara Ione Guerra de Medeiros/CEEE
Edição: Léa Aragón/ CCOM