Tarde de Campo enfoca a produção com base na agroecologia
Publicação:
Após a divulgação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e da realização da Semana Nacional do Alimento Orgânico na região - evento que ocorreu entre os meses de maio e junho -, a Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), em parceria com a Emater/RS-Ascar, promove a Tarde de Campo Construindo Agroecologia no Vale do Taquari, na propriedade de Selvino da Costa, em Passo do Corvo, Arroio do Meio. O evento, voltado a agricultores e outros interessados, ocorre no dia 28 de agosto, terça-feira, a partir das 13h30.
Na ocasião, serão demonstrados princípios e práticas agroecológicas em um pomar de pessegueiros. Também serão apresentadas as políticas públicas de incentivo à produção e as formas de organização para a comercialização de alimentos ecológicos. Após as explicações, haverá degustação de alimentos ecológicos.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Derli Paulo Bonine, explica que a Tarde de Campo tem o objetivo de apresentar os resultados práticos da agricultura de base agroecológica, servindo também para que os agricultores e técnicos tenham uma referência de como o processo pode ser desenvolvido. Atualmente a produção convencional de alimentos é predominante, mas agricultores que produzem alimentos baseados nos princípios ecológicos demonstram que esta prática é viável, salienta.
Para o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Arroio do Meio, André Michel Müller, o consumidor já está consciente quanto à necessidade de buscar um alimento de mais qualidade. Daqui para frente, essa deve ser a tendência. Cabe a nós, por meio desses encontros, estabelecer uma troca de experiências, buscando a qualificação, ressalta. Os organizadores lembram que o evento só ocorre com tempo favorável. Caso chova, a atividade será transferida para o dia 4 de setembro.
Sobre a AAVT
Criada em 2008, a AAVT é uma rede de entidades com o objetivo de difundir a Agroecologia no Vale do Taquari. Participam da Articulação o grupo de Produtores Ecologistas de Forqueta (Agrofor), o grupo de Senhoras de Colinas, a Emater/RS-Ascar, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), a Associação Ecobé, a Uergs, a Univates, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, a Prefeitura de Fazenda Vila Nova e a Comissão Pastoral da Terra.
Entre as ações desenvolvidas estão encontros, debates, reuniões, exibições de filmes sobre o tema, além do envolvimento em palestras e outras atividades. Recentemente, a Associação Ecobé realizou ato em favor da Campanha Nacional Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, em Lajeado. Na ocasião, foram entregues folhetos explicativos com o objetivo de sensibilizar a população a respeito dos malefícios causados pelos resíduos de agrotóxicos, apontando a agroecologia como alternativa para o não uso dos venenos.
Texto: Tiago Bald
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305