Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tarso Genro assina protocolo para realização de pesquisas científicas com canadenses

Publicação:

28.10.13: Governador Tarso Genro recebe o governador de Nova Scotia, Darrell Dexter, para assinatura do protocolo de intenções para investir em pesquisa científica.
Investimento em pesquisa científica - Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

O governador Tarso Genro assinou, em conjunto com seu colega da província canadense de Nova Scotia, Darrell Dexter, protocolo de intenções via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), para realização de pesquisas científicas nas áreas de oceanografia e tecnologia. O documento leva em conta os interesses mútuos em fazer progressos e colaborar na área de Ciências Oceânicas e Tecnologia e as vantagens resultantes para entidades científicas de investigação em funcionamento no Rio Grande do Sul e na província da Nova Scotia, no Canadá.

Tarso destacou que essa é uma parceria das muitas que poderão ser formalizadas entre o Governo do Estado e a província de Nova Scotia. Nós queremos consolidar a parceria já existente, principalmente no que diz respeito às pesquisas científicas com o Canadá, para outras áreas do conhecimento e também de investimento, possibilitando o crescimento de pesquisa e do comércio entre os dois países, disse.

A ideia é dar oportunidade aos pesquisadores que trabalham, em um primeiro momento na área de tecnologia oceânica, que possam realizar pesquisas conjuntas com as universidades de Nova Scotia. A expectativa é, a partir dessa primeira área, ampliarmos para outras áreas de interesse dos dois países, destacou a diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira.

Alem das pesquisas cientificas outras parcerias podem surgir entre os dois governos, reforçando a parceria já existente entre gaúchos e canadenses. O chefe do escritório do governo do Canadá no Sul do Brasil, Paulo Orlandi, destacou que a economia do Rio Grande do Sul e a de Nova Scotia têm diversos pontos em comum. Nós detectamos que as duas províncias têm muitas coisas em comum e que podem ser trabalhadas de forma cooperativa, as duas economias tem excelentes pontos para cooperar, ressaltou.

O coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Nuñez, destaca que o Canadá é um país que decidiu recentemente voltar sua atenção ao exterior e a decisão de investimentos no Brasil está relacionada com o RS. O Canadá decidiu que a sua porta de entrada no país pode ser o Rio Grande do Sul. As empresas canadenses estão se dando conta que o Estado tem mão de obra qualificada, universidades de alto nível, qualidade de vida melhor e quando pensaram em vir para cá optaram pelo Rio Grande do Sul.

Texto: Heloise Santi
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul