Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Território da Cidadania Noroeste Colonial destaca produção de leite em São Martinho

Publicação:

Com produção de 65 mil litros de leite ao dia, São Martinho, na Região Noroeste, tem conseguido manter estável a renda de 480 famílias de pequenos produtores que investem na atividade leiteira. Atualmente essa atividade é mais importante para a economia do município do que a produção de grãos. Para tornar este cenário conhecido dos agricultores familiares que fazem parte do Território da Cidadania Noroeste Colonial, a Emater/RS-Ascar, instituição que executa o Projeto Territórios no Estado, promoveu uma visita à propriedade da família Ritter, no interior do município.

Administrada pelo casal Maria e Léo Ritter e o filho deles, o técnico agrícola André, a propriedade de 21,5 hectares é diversificada, como a maioria das propriedades rurais de São Martinho. Além da produção de subsistência, como hortaliças, frutas, galinhas e batata, os Ritter produzem suínos e 520 litros de leite/dia. Conforme explicaram o técnico agrícola e o médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Cristiano Herpech e Oldemar Weiller, respectivamente, a gestão da propriedade, implantada pelos Ritter, se beneficia da experiência dos pais e das novas tecnologias introduzidas pelo filho. O controle do caixa da família, por exemplo, é feito na planilha do computador de André.

Considerada uma das cadeias produtivas que melhor remunera o pequeno produtor, a cadeia produtiva do leite cresce a cada ano no Estado (segundo maior produtor nacional, atrás de Minas Gerais), e no Brasil (quinto maior produtor mundial, atrás dos Estados Unidos, Índia, China e Rússia).

A visita feita aos Ritter faz parte das atividades que a Emater/RS-Ascar está desenvolvendo com quatro mil famílias em 34 municípios do território. Além do Território da Cidadania Noroeste Colonial, a Emater/RS-Ascar também é executora das ações realizadas nos outros três Territórios da Cidadania que existem no Rio Grande do Sul (Médio Alto Uruguai, Região Central e Zona Sul do Estado). 

Texto: Cleuza Noal Brutti
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul