Torneio Estadual de Xadrez reúne socioeducandos de sete regionais da Fase na capital

Em sua quinta edição, evento busca estimular a prática esportiva entre os jovens

Evento é marcado pela integração entre socioeducandos, servidores e instrutores - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase

Reunindo socioeducandos de diversas regiões do Estado, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu, na quinta-feira (15/8), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), em Porto Alegre, a 5ª Edição do Torneio Estadual de Xadrez.

Organizado pelo Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) da fundação, o torneio é marcado pela integração entre socioeducandos, servidores e instrutores. Nesta edição, recebeu 13 jovens que cumprem medida de Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) nas unidades de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

“O xadrez ajuda na disciplina, estimula o raciocínio e exige estratégia. É uma atividade que vai muito além do esporte, garantindo habilidades que certamente podem ajudar em diversas áreas na vida”, analisa o presidente da Fase, José Stédile.

Ao longo de todo ano, a modalidade é promovida nos centros socioeducativos por meio de oficinas e também em momentos de recreação e lazer dos jovens. As duas primeiras edições do torneio foram realizadas em Porto Alegre, enquanto as demais ocorreram em Passo Fundo e Caxias do Sul.

“Levei mais ou menos três meses para aprender a jogar. Temos aulas de xadrez duas vezes por semana. Eu nunca tinha jogado antes da Fase. É a chance de conhecer coisas novas e até de descobrir algum talento”, destacou o jovem de 16 anos vencedor da quinta edição, um socioeducando do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo.

O segundo lugar é do Case Santa Maria; o terceiro, do Case Santo Ângelo; o quarto, do Case Passo Fundo; e o quinto, do Case Pelotas.

A premiação contemplou com medalhas os cinco primeiros colocados. O classificado em primeiro lugar também garantiu o troféu do torneio.

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Felipe Borges/Secom