Uergs promove ciclo de debates sobre respeito à diversidade nos ambientes acadêmico e escolar
Publicação:
Preocupada em fornecer argumentos em favor da justiça curricular, considerando o respeito às diversidades de gênero, raça, religião e sexualidade, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) promove uma série de atividades sobre o reconhecimento dos direitos dessas diversidades nos espaços escolares e universitários. No ciclo de debates, a universidade espera receber, além de seus professores, os docentes da Educação Básica para debater o assunto. As atividades começam às 9h desta sexta-feira (9), no Campus Central da Uergs.
A pró-reitora de Ensino da universidade, Armgard Lutz, defende a importância de trazer essas discussões para os espaços escolares e universitários. "Precisamos cada vez mais esclarecer a comunidade acadêmica e todos os envolvidos com educação sobre temas polêmicos que atingem os direitos das pessoas, a fim de garantir a igualdade e melhorar as relações interpessoais e institucionais", ressaltou.
As inscrições podem ser feitas pelo email proens@uergs.edu.br e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3288-9028.
Programação:
9h – Abertura, com a reitora Arisa Araujo da Luz e a pró-reitora de Ensino, Armgard Lutz
9h30 – Palestra: O desafio do trabalho docente na implementação da Lei 10.639/2003 – O negro na educação, com a professora Eliane Regina Martins Anselmo
11h30 – Espaço para questionamentos
13h30 – Prática de análise de material didático
15h30 – Intervalo
15h45 – Apresentação dos resultados da pesquisa do acadêmico Ederson Gustavo de Souza Ferreira: "A Uergs sem LGBTfobia"
17h – Espaço para questionamentos
19h – Momento cultural com Rap
19h30 – Palestra: Pedagogias do gênero e da sexualidade nas fronteiras entre religião, família e escola pública, com o professor Fernando Seffner
21h – Espaço para debates.
Texto: Daiane de Carvalho Madruga/Ascom Uergs
Edição: Denise Camargo/Secom