Últimos dias para conferir exposição equatoriana no Memorial do RS
Publicação:
A exposição Rostros e Identidades, do fotógrafo equatoriano Eduardo Quintana, está em exposição no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul até o dia 11 de novembro. Promovida pelo Ministério da Cultura da República do Equador e Consulado do Equador em Porto Alegre, a exposição reúne 38 fotos, que estão divididas em três séries: Equador Tierradentro, Solidão Urbana e Semana Santa.
Quintana selecionou as imagens pelas quais tem mais apreço em sua trajetória profissional. Para ele, o importante é o olhar antropológico, aquele que ultrapassa a mecânica da máquina e busca entender as histórias de vida. Como um cronista, procuro combater o tempo e o esquecimento. O fotógrafo é um criador de memórias, explica. A câmera nada mais é do que a extensão do nosso próprio corpo, das nossas pupilas, da nossa sensibilidade, completa o expositor. Quase todas as imagens foram captadas com câmera analógica.
Os temas predominantes em suas fotografias são os índios, as crianças e a religião. Quintana fez retratos de pessoas simples, em momentos singelos, porém com expressões que inquietam, questionam e emocionam. Fotografar é compreender os seres humanos, apresentar denúncias e testemunhos, construir identidades individuais e coletivas, exclama o fotógrafo.
Serviço:
O que: Rostros e Identidades
Quando: até 11 de novembro
Onde: Memorial do RS (Praça da Alfândega s/n°)
Entrada franca
Texto: Assessoria Sedac
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51)3210-4305