Violência escolar é tema de debate em Vacaria
Publicação:
A Coordenadoria Regional de Educação de Vacaria promoveu na segunda-feira (16), no salão de atos da coordenadoria, reunião com entidades para articular ações entre os espaços já existentes na área de prevenção à violência nas escolas. Na ocasião, ficou estabelecido que o Comitê se reunirá toda a primeira quarta-feira de cada mês, às 9h, na 23ª CRE, para traçar diretrizes de medidas práticas utilizando o princípio da prevenção.
O setor pedagógico da coordenadoria pretende, nas próximas reuniões mensais com as Supervisões Escolares, iniciar um processo de formação continuada agendando com Conselho Tutelar, Comdim, entre outros conselhos e órgãos participantes do Comitê, palestras e debates nas escolas estaduais de Vacaria. Posteriormente, a 23ª CRE irá contatar com os demais municípios de sua abrangência para também, em forma de rede articulada, pensar estratégias de prevenção à violência nas escolas.
Estiveram presentes à reunião, representantes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Delegacia Regional de Polícia, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica), Subseção da OAB de Vacaria, Conselho Municipal Antidrogas, 10º BPM, Guarda Municipal, Comitê Comunitário Pró-segurança, Conselho Tutelar, Programa Mulheres da Paz, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Secretaria Municipal de Educação de Vacaria.
A Secretaria Estadual da Educação está criando os Comitês Comunitários de Prevenção à Violência na Escola, em âmbito estadual, regional e local. A intenção é reunir governo, entidades da sociedade e comunidade escolar numa grande mobilização pelo combate e prevenção à violência tentando buscar, de forma integrada, melhor conhecer os contextos que podem desencadear ações violentas e, assim, definir políticas públicas que de fato dialoguem com os anseios das comunidades e contribuam para a difusão de uma cultura de paz em nossas escolas.
Texto: Marcela Santos
Edição: Redação Palácio Piratini, (51) 32108.4305