Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Votação da Consulta Popular 2025 começa na segunda (6)

Cidadãos podem votar até 10 de outubro pelo site ou WhatsApp informando o número do título de eleitor

Publicação:

A imagem apresenta um layout gráfico com fundo verde e elementos geométricos em tons mais claros. No centro, há um balão de diálogo verde com bordas brancas contendo o texto “CONSULTA POPULAR 2025”. Na parte inferior, aparecem os logotipos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.
-

Começa na segunda-feira (6/10) a votação da Consulta Popular 2025. A população gaúcha poderá escolher até três propostas regionais para serem incluídas no orçamento estadual do próximo ano. A votação segue até a sexta-feira (10/10), de forma on-line ou por WhatsApp. 

A votação on-line estará disponível no portal oficial da Consulta Popular.

Para votar, será necessário informar o número do título de eleitor. Caso o cidadão não tenha o número em mãos, poderá localizá-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com link direto na página de votação. 

Também será possível participar da escolha por meio do WhatsApp, enviando uma mensagem com a palavra “Voto” para o número (51) 3210-3260, e seguir as instruções automáticas da assistente virtual. 

“A Consulta Popular reafirma a diretriz de descentralização orçamentária, garantindo que a população das regiões possa definir parte do investimento público de forma direta e transparente. A etapa de votação consolida o processo construído ao longo do ano com participação técnica, institucional e popular”, destacou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão em exercício, Bruno Silveira. 

Votação da Consulta Popular 

As propostas disponíveis na votação foram definidas pelas regiões durante as Assembleias Intermediárias e Ampliadas, com base no Caderno de Demandas Elegíveis. O processo é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). 

 A edição 2025 da Consulta Popular destina R$ 60 milhões do orçamento estadual aos projetos escolhidos pela população. O valor será distribuído entre os 28 Coredes, de acordo com critérios técnicos. 

Sobre a Consulta Popular 

Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais do Estado. O processo permite à sociedade indicar, por votação, quais projetos devem ser contemplados com recursos públicos no ano seguinte. 

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul