Yeda defende ética ao abrir Festival Mundial de Publicidade
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O 16º Festival de Publicidade de Gramado foi apontado pela governadora Yeda Crusius como uma boa oportunidade para se discutir a ética. Como anfitriã do festival, que atraiu mais de cinco mil pessoas para a solenidade de abertura, nessa quarta-feira (13), no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, Yeda afirmou em seu discurso que os avanços tecnológicos trouxeram benefícios, mas também prejuízos à capacidade criadora. E o principal deles a ser combatido é a cópia, que hoje ameaça a criação. As declarações da governadora foram feitas a propósito do tema desta edição: A criatividade à frente das novas tecnologias. Na opinião de Yeda, assim como a tecnologia oferece acesso a novas possibilidades de criação, como é o caso da internet, ela também abre espaço para a apropriação indevida de idéias. Publicidade nunca pode ser cópia. Deve ser sempre o novo. Portanto, é um tema a ser discutido também do ponto de vista ético quando se tem um festival deste porte, enfatizou. A governadora também participou da inauguração da 3ª Mostra de Design e Artes Gráficas Latino-Americana. Pluralidade Yeda destacou ainda a pluralidade de pensamentos que caracteriza o festival - especialmente pela participação expressiva de jovens - e que conduz a novos estágios de compreensão da publicidade. Ela foi homenageada pela organização do festival com o recebimento de uma placa de bronze e foi saudada pelo publicitário Luiz Coronel em nome do presidente da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), Pablo Braña. Quando as mulheres decidem, os deuses podem muito pouco, disse Coronel. Promovido pela Alap, na primeira quinzena de junho dos anos ímpares, desde 1977, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado reúne importantes profissionais do setor em debates e conferências e premia peças e campanhas publicitárias produzidas em português, espanhol e inglês. É o maior festival de publicidade da América Latina e um dos mais importantes eventos mundiais do gênero. As agências participantes concorrem ao troféu Galo de Gramado, nas categorias televisão, rádio, jornal, revista, mídia exterior e internet. Debates Esta edição, que prossegue até sexta-feira (15), terá discussões sobre a tecnologia da televisão digital japonesa, tendências mundiais na propaganda russa e a marca como símbolo de preferência na Europa, geração online, criatividade juvenil na América Latina, convergência das mídias digitais, comunicação integrada e publicidade sem fronteiras, relação agência-anunciante, a importância das idéias na cadeia de valor das marcas, a arte do design digital e as artes gráficas. Também haverá debates sobre gestão estratégica e alinhamento mundial de comunicação. Roberto Duailibi, um dos fundadores da agência DPZ, que está há 39 anos no mercado, é o patrono deste ano. Autor do livro Criatividade e Marketing, em parceria com Harry Simonsen, ele ocupou a presidência da Associação Brasileira de Agências de Propaganda em duas gestões. É autor também de estudos sobre comunicação e planejamento publicitário. Ele foi um dos homenageados da noite com a medalha Maurício Sirotsky Sobrinho, que lhe foi entregue pela governadora Yeda Crusius. Duailibi disse que ocupou seu passado pensando no futuro, já que a publicidade não se limita a compreender o presente, mas tem a função de antever o que virá pela frente. Após a abertura do festival, a governadora compareceu ao lançamento da nova organização que resulta da união das empresas Correio do Povo, Rádio e TV Guaíba e Rede Record, no Hotel Laje de Pedra, em Canela.