Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda leva apoio à população atingida por tornado em Três de Maio

Publicação:

A governadora, Yeda Crusius, acompanhada do prefeito de Três de Maio, Olívio Casali(E), durante visita  à região atingida pelo temporal, no bairro Progresso, no município.
Yeda Crusius visita areas atingidas em Três de Maio - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius levou apoio e solidariedade, nesta sexta-feira (27), a Três de Maio, município que, na quarta-feira, foi atingido por um tornado. Após desembarcar do helicóptero, Yeda seguiu para o distrito de Progresso, com 1,5 mil habitantes e distante 20 minutos do Centro de Três de Maio. Foi a área onde o tornado causou forte destruição.

Junto com o prefeito Olívio José Casali, Yeda visitou locais, entrou em residências, verificou estragos e conversou com moradores. Nesta semana, o município já recebeu 800 telhas, e hoje chegam kits de limpeza, água, cestas básicas e lonas plásticas.

Temos de amparar nossa gente. As comunidades são muito organizadas e solidárias. Hoje, nosso Estado é um corredor de mudanças climáticas das frentes frias vindas do Uruguai e da Argentina. O governo do Estado está mobilizado, assim como aconteceu no primeiro ano, em 2007.  Não há nada mais importante do que governo, prefeitura e comunidade estarem unidas, pois o fenômeno aconteceu em quase todo o mês de novembro, disse a governadora.

Yeda, Casali e o secretário de Obras Públicas, José Carlos Breda, além de  secretários municipais, também foram à Vila Esperança. Novamente a governadora  conversou com moradores e falou das providências e das medidas de socorro adotadas pelo governo do Estado para diminuir o sofrimento da população prejudicada pelas alterações do clima. Foi recepcionada por servidores, no gabinete do prefeito, onde ouviu agradecimentos de Casali pelo empenho e pela agilidade do governo.

Segundo ele, nunca houve fenômeno igual ao desta semana. Casali usou as mesmas palavras para elogiar o trabalho da Defesa Civil do Estado: Nunca houve na história do Rio Grande do Sul tanta capacidade e dinamicidade como no trabalho da Defesa Civil no Estado. Quando a governadora Yeda soube da tragédia, a Defesa Civil nos ligou imediatamente e prestou socorro. Ele destacou a atuação do subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, e do chefe da Casa Militar, João Batista Gil, entre outros oficiais.

A governadora sobrevoou também a região de Três Passos, que, na quarta-feira, registrou 150 milímetros de chuva em menos de duas horas. Os bairros mais atingidos foram Erico Verissimo, Operário, Santa Inês, Pindora e Frei Olímpio.  Houve casas alagadas e comprometimento de estruturas de residências, além da perda de bens e da interrupção do abastecimento de água. Cerca de 60 pessoas que moram na encosta do bairro Frei Olímpio estão desabrigadas e 16 casas, com risco de desabamento. Desde a tarde de quarta-feira, a Corsan trabalhou ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de água, que voltou à normalidade.

A ponte sobre o rio Erval Novo foi levada pela força das águas, impedindo o tráfego de veículos. Na zona rural do município, uma casa foi destruída pela correnteza e dezenas de animais foram arrastados. O temporal causou estragos em municípios vizinhos, como Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Tenente Portela. A malha viária foi interrompida, e a região, produtora de suínos, ainda contabiliza prejuízos da enxurrada.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul