Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Banrisul apresenta ações socioambientais à comunidade da Restinga

Publicação:

Os moradores da Restinga tiveram a oportunidade de conhecer, neste sábado, os programas socioambientais do Banrisul. O evento foi alusivo ao Dia da Solidariedade, que reuniu mais de 50 órgãos públicos, instituições, ONGs, sindicatos e escolas, todos com
Banrisul apresenta ações socioambientais à comunidade da Restinga

Os moradores da Restinga tiveram a oportunidade de conhecer, neste sábado, os programas socioambientais do Banrisul. O evento foi alusivo ao Dia da Solidariedade, que reuniu mais de 50 órgãos públicos, instituições, ONGs, sindicatos e escolas, todos com o objetivo de oferecer serviços básicos à comunidade e incentivar práticas solidárias. Emissão de documentos, educação no trânsito, contação de histórias, dicas ambientais e doação de mudas fizeram parte da programação.

Uma das atrações promovidas pelo Voluntariado Banrisul foi a Feira do Desapego, ação que permitiu a troca ou doação de CDs, DVDs, livros, objetos de decoração e bijuterias. O programa BanriBike encantou o público, em especial a garotada, que recebeu orientação quanto ao uso correto da bicicleta, equipamentos de segurança e cuidados com a manutenção. O coordenador do Banribike, Jorge Caon, disse que a comunidade foi muito receptiva. Alguns deles comentaram que a Restinga precisa de bicicletários, pois as pessoas utilizam esse meio de transporte em grande escala.

Além de distribuir mudas agroecológicas aos visitantes, o programa Sementes deu dicas de plantio de hortas comunitárias e hortas de apartamento. O programa já distribuiu 65 milhões de sementes em todo o Estado. A dona de casa Maria Tereza Rodrigues, moradora da Restinga Velha há 33 anos, ganhou sementes de rúcula e disse que vai preparar uma salada para a sua mãe, que sofre de diabetes.
Outra ação, promovida pelo programa Reciclar, foi a oficina de reaproveitamento de materiais, que serviu de alerta para a comunidade da Restinga sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

A empregada doméstica Inajara Guimarães, que estava acompanhando os filhos Dhiogo, de 9 anos, e Hedder, de 6, na oficina de reaproveitamento de materiais, disse que, se que tivesse oportunidade, ficaria 24 horas aprendendo a reciclar materiais. A gente não tem muitos cursos à disposição, por isso temos que aproveitar. A mãe comentou sobre a concentração e interesse dos meninos durante a atividade, já que eles são muito agitados.

As oficinas foram coordenadas pela equipe de gestão socioambiental do Banrisul, em parceria com voluntários da instituição. O Dia da Solidariedade é uma das estratégias de desenvolver as questões sociais e aproximar-se da comunidade, salientou a gerente de gestão socioambiental do Banco, Marta Neves.

O Dia da Solidariedade, totalmente gratuito, aconteceu das 10h às 16h, na Esplanada da Restinga, em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, mais de 10 mil pessoas prestigiaram as comemorações.

Texto e foto: Tatiana Gomes
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul