Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas no RS a partir da tarde de domingo (5)

Órgão acompanha condições hidrometeorológicas para os próximos dias

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Tempo no RS ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um sol entre nuvens com riscos que representam a chuva. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Entre a tarde e a noite do domingo (5/10), o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul. Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.

A imagem apresenta um mapa do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, com destaque para as áreas sob risco meteorológico entre os dias 5 e 6 de outubro. O título “ÁREAS COM RISCO METEOROLÓGICO” está localizado na parte superior.
O mapa utiliza uma escala de cores para indicar os diferentes níveis de risco:

Amarelo: Atenção
Laranja: Alerta
Branco: Sem risco significativo
(Embora a legenda também inclua as cores verde, vermelho e roxo — representando “Normal”, “Severo” e “Extremo” — essas não estão visivelmente aplicadas no mapa.)

As cidades e regiões estão nomeadas dentro das respectivas áreas de risco. À direita, há uma legenda com os níveis de risco e suas cores correspondentes. No canto inferior esquerdo, uma caixa azul exibe o texto “VIGÊNCIA 5 a 6/10”. Na parte inferior da imagem, aparecem os logotipos da Defesa Civil RS, do Plano Rio Grande e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
.

Ao longo da segunda-feira (6), o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.

A tendência é que, na terça-feira (7), ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.

São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.

Previsão hidrológica

A imagem apresenta um mapa do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, com destaque para as áreas sob risco hidrológico. O mapa utiliza uma escala de cores para indicar os diferentes níveis de risco:

Verde: Normal
Amarelo: Atenção
Laranja: Alerta
Vermelho: Inundação
Roxo: Inundação Extrema

Essas categorias estão explicadas em uma legenda localizada à direita do mapa. A vigência da informação é de 5 a 6 de outubro. Na parte inferior da imagem, aparecem os logotipos da Defesa Civil RS, do Plano Rio Grande e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
.

A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.

Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul