Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Delegação gaúcha ativa parceria científico-tecnológica com a Argentina

Publicação:

Delegação gaúcha ativa parceria científico-tecnológica com a Argentina
A criação de um novo polo de expressão do Mercosul no cenário internacional e a cooperação científica foram os principais - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Estimular o crescimento econômico do Rio Grande do Sul é indispensável para sanear as contas públicas. Com essa afirmativa, o governador José Ivo Sartori abriu o encontro com o secretário de Planejamento e Políticas de Ciência e Tecnologia, Miguel Ángel Blesa. O primeiro compromisso da missão gaúcha na Argentina ocorreu na manhã desta terça-feira (16), na sede do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, em Buenos Aires. A criação de um novo polo de expressão do Mercosul no cenário internacional e a cooperação científica, com foco na inovação em tecnologias industriais avançadas, foram os principais assuntos da conversa.

O governador reafirmou o interesse e o compromisso com a cooperação econômica, científica, tecnológica e cultural, por meio da criação de uma agenda conjunta. "Viemos para identificar interesses comuns que podem ser trabalhados a partir de agora. Nosso governo está convencido de que a recuperação da competitividade econômica do Rio Grande do Sul depende do incremento à inovação tecnológica. Neste sentido, é importante fortalecer a presença do Mercosul nos mercados globais, com uma política de integração regional. Nós acreditamos que esse é um caminho efetivo para alcançar oportunidades que estão fora de alcance dos países membros do bloco, isoladamente", defendeu Sartori.

Na próxima semana, técnicos do Ministério se reúnem com reprentantes de universidades argentinas, para repassar as informações obtidas com a delegação gaúcha. "Temos uma relação positiva com a área da ciência no Brasil e nos parece viável a aproximação com o Rio Grande do Sul, por estar tão próximo da Argentina", sinalizou Miguel Ángel Blesa, ao informar que deve visitar o Brasil em breve. O secretário argentino também destacou o impacto social que ações nesta área desencadeiam. "Temos um programa bilateral chamado Ciência, Tecnologia e Sociedade, que deve interessar ao Rio Grande do Sul", sugeriu.

Em 2015, a Argentina foi o 2º principal destino das exportações gaúchas e a principal origem de importações do Rio Grande do Sul, com destaque para os polímeros e automóveis. O país vizinho também é parceiro do Codesul, com participação em duas entidades: a Zona de Integração do Centro-Oeste Sulamericano (Zicosur) e a Agência de Desenvolvimento de Salta (Prosalta), que atua nesta região específica da Argentina.

Acompanharam a reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; o senador Lasier Martins; o deputado estadual e presidente da Comissão Mista Permanente do Mercosul, João Fischer; o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller; dirigentes de entidades setoriais como Fecomércio e Sebrae; representantes de instituições de ensino; empresários e representantes diplomáticos.

Agenda 

A próxima reunião de Sartori ocorre às 12h, com a governadora da província de Buenos Aires, Maria Eugenia Vidal. O objetivo é intensificar a cooperação acadêmica, científica, tecnológica, econômica e cultural entre os dois estados. A agenda inclui ainda reuniões nos ministérios da Cultura, Agroindústria, Produção e Transportes. Às 15h, a missão gaúcha será recebida pelo ministro de Agroindústria argentino, Ricardo Buryaile.

Às 16h, o governador e a comitiva serão recebidos pela chanceler Susana Malcorra, ministra das Relações Exteriores e Culto. No encontro, Sartori apresentará a política de desenvolvimento econômico e relações internacionais do Rio Grande do Sul, e poderá identificar potenciais projetos em comum com o governo do presidente Maurício Macri, que manifestou interesse em promover a aproximação.

O governador fará um balanço da missão na quarta-feira (17), às 12h, durante coletiva de imprensa na Embaixada do Brasil. Ele retorna ao Brasil antes do grupo, para uma reunião com representantes do Banco Mundial (Bird), na quinta-feira (18), em Florianópolis (SC).





Texto: Gabriela Alcantara, de Buenos Aires
Edição: Denise Camargo/Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul