Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS qualifica atendimento ao público

Publicação:

Curso capacitou 22 servidores e focou na necessidade de clareza das informações passadas ao cidadão
Curso capacitou 22 servidores e focou na necessidade de clareza das informações passadas ao cidadão - Foto: Divulgação/Detran

Vinte e dois servidores dos setores do Detran/RS relacionados ao atendimento ao público passaram por qualificação para dar respostas mais eficientes ao cidadão que busca os serviços da autarquia. O curso, nesta terça-feira (5), buscou também melhorar a comunicação com o público intermediário (centros credenciados, por exemplo) e a interlocução entre os próprios setores.

Comunicação Social, Protocolo, Divisões de Veículos, Habilitação, Fiscalização, Infrações, Cassação e Suspensão de Condutores foram algumas das áreas que participaram do treinamento ministrado pela pedagoga Laís Silveira, que atuou sete anos à frente da área de Atendimento ao Publico do Detran/RS. O curso também já foi ministrado para diretores, coordenadores e atendentes de centros credenciados, do Disque Detran e do Tudo Fácil, estagiários e terceirizados. "A preocupação com o atendimento ao público hoje é uma cultura no Detran/RS. É uma política da autarquia buscar sempre avançar nesse sentido”, avalia Laís.

Entre os tópicos abordados, estiveram relacionamento interpessoal, técnicas de autoconhecimento e identificação de forças e fraquezas que podem interferir no atendimento. Utilizando-se de dramatizações, o treinamento abordou também os perfis de clientes (agressivo, insistente, arrogante, piadista), possíveis situações de conflito e como lidar com cada contexto.

Boa parte do curso foi direcionada às qualidades do bom atendimento e à necessidade de clareza das informações passadas ao cidadão. "Os processos do Detran/RS são muito complexos. É importante que o atendimento consiga transmitir de forma simples e esclarecedora as dúvidas do usuário dos nossos serviços. Interagimos com pessoas das mais variadas origens e graus de instrução. É importante adaptar a linguagem para cada um desses públicos”, avaliou Thyele La Rosa, que atua no atendimento pelas redes sociais.

Texto: Mariana Tochetto/Detran
Edição: Cristina Lac/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul