Eduardo Leite destaca virada de jogo na educação em almoço da Semana Caldeira
Governador apresentou avanços da rede pública e frisou importância da colaboração entre Estado, setor privado e sociedade civil
Publicação:

Em um almoço realizado nesta sexta-feira (3/10), no Instituto Caldeira, o governador Eduardo Leite dialogou com lideranças nacionais e internacionais dos campos da educação, inovação e inclusão produtiva, dentro da programação da Semana Caldeira. Na ocasião, Leite ressaltou que o Rio Grande do Sul vive uma verdadeira virada de jogo na educação, resultado de um conjunto de ações que vêm transformando a realidade da rede pública e estabelecendo bases sólidas para o futuro.
O governador destacou que o Estado saiu de um cenário de crise fiscal, no qual salários atrasavam e escolas sofriam com precariedade na infraestrutura e na merenda, para uma fase de maior capacidade de investimento. Entre os avanços, citou a redução drástica no tempo de execução de obras emergenciais – de até mil dias para cerca de 90 dias –, a ampliação dos recursos destinados à alimentação escolar e a implantação do Programa de Reconhecimento da Educação, com metas e bonificações, como o pagamento do 14º salário condicionado a resultados.

Outro ponto enfatizado foi a expansão das escolas em tempo integral. Antes do seu governo eram apenas 18 e, agora, já chegam a mais de 500 unidades em todo o Estado, oferecendo aos alunos mais oportunidades de aprendizado e formação cidadã.
- Governo Leite garante repasse extra de R$ 19 milhões para alimentação escolar e aumento em 54% para as escolas de tempo integral
- Governador Eduardo Leite anuncia pacote de incentivos para profissionais da educação e estudantes da Rede Estadual
- Sistema que agiliza a manutenção de prédios escolares passa a funcionar em todo o Estado
“Estamos mudando a lógica da gestão pública e trazendo para a educação um modelo baseado em resultados, acompanhamento de indicadores e reconhecimento dos bons desempenhos. É essa mobilização, junto com iniciativas como a do Caldeira, que nos permite acreditar que a escola pública gaúcha está preparada para oferecer às novas gerações as ferramentas de que precisam para alcançar seus sonhos”, afirmou Leite.
- Prioridade do governo Eduardo Leite, educação conta com vários programas e investimentos
-
Rede Estadual chega a 515 escolas em Tempo Integral, envolvendo 40 mil estudantes gaúchos
Cooperação entre governo, sociedade civil e setor privado
A fala do governador foi reforçada por lideranças parceiras. O diretor-presidente do Instituto Jama, Jaime Sirotsky, destacou a convocação de Leite para que a educação seja tratada como responsabilidade coletiva. “É uma grande satisfação ver no nosso governador essa visão e convocação de uma educação que pertence à sociedade e que precisa ter sua participação muito intensa.”
O almoço contou com a presença de importantes nomes do cenário nacional e internacional, como Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Claudia Costin, ex-diretora global de Educação do Banco Mundial; Ana Almanzar, vice-prefeita de Nova Iorque; Marcelo Alfaro, diretor de educação do BID América do Sul; Lia Glaz, presidente da Fundação Telefônica; Kabir Seith, diretor da TUMO Center for Creative Technologies, da Armênia; e Affonso Nina, presidente da Brasccom. A participação de diferentes instituições ressaltou a importância da cooperação entre governo, sociedade civil e setor privado para enfrentar os desafios da educação.

Geração Caldeira 2025
Durante o almoço, também foram apresentados os destaques do Geração Caldeira 2025, iniciativa voltada à capacitação de jovens de 16 a 24 anos que estudaram ou estudam em escolas públicas. O programa oferece bolsas, mentorias e trilhas de formação em áreas como inteligência artificial, programação, design e gestão comercial, além de certificados reconhecidos por grandes empresas de tecnologia. A meta é alcançar até 40 mil jovens na modalidade on-line no próximo ano.
A Semana Caldeira, que chega à sua quarta edição, reúne mais de 100 atividades e palestrantes nacionais e internacionais, consolidando Porto Alegre como um polo de inovação, educação criativa e empreendedorismo.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom