Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gabriel Souza destaca competitividade do Rio Grande do Sul durante palestra no Fórum RS Avança

Vice-governador apresenta resultados das ações e políticas públicas da atual gestão

Publicação:

Uma foto interna em close-up de uma palestra ou evento em um auditório ou sala de conferências. Um homem (Gabriel Souza), no lado direito, está de pé no palco, vestindo um blazer escuro sobre uma camisa social azul-clara, e falando em um microfone que segura com a mão direita.

Atrás e à esquerda dele, há uma grande tela de projeção. O slide exibido na tela é dominado pela imagem de uma paisagem urbana à beira-mar (possivelmente Porto Alegre). No topo do slide, o texto em letras grandes e coloridas diz "RIO GRANDE DO SUL DO FUTURO" e, abaixo, "TRANSFORMAÇÃO, RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO".

Em primeiro plano, a parte superior da cabeça e dos ombros de vários membros da audiência, que estão de costas para a câmera, preenche o terço inferior da imagem. No canto superior direito, há uma placa com o nome "AMCHAM". A iluminação é focada no palestrante e no slide.
Gabriel Souza comenta sobre o protagonismo do Rio Grande do Sul em inovação e capital humano - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O vice-governador Gabriel Souza realizou uma análise do desenvolvimento socioeconômico e dos desafios estruturais do Rio Grande do Sul durante o Fórum RS Avança, promovido pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil), nesta quinta-feira (6/11), em Porto Alegre. O evento reuniu mais de 100 líderes empresariais de companhias brasileiras e multinacionais para debater estratégias que impulsionam a competitividade e o desenvolvimento sustentável do Estado.

No painel, Gabriel falou sobre as políticas do governo que possibilitaram ampliar investimentos e gerar um ambiente favorável ao crescimento econômico e à inovação no Rio Grande do Sul. “As reformas estruturantes foram fundamentais para colocar as contas em dia, priorizar a responsabilidade fiscal e, assim, aumentar os investimentos. Com as reformas que fizemos, o gasto previdenciário parou de aumentar, preparando melhor o Estado para receber os servidores que se aposentam. Também conseguimos reduzir o gasto com pessoal, aumentando o número de servidores em áreas essenciais, como saúde e educação, e possibilitando novos concursos públicos, promoções e reestruturação das carreiras”, explicou Gabriel.

Avanço na competitividade entre Estados

O vice-governador também destacou que o caminho que o governo estadual vem trilhando nos últimos anos permitiu tornar o Rio Grande do Sul um dos Estados mais competitivos do Brasil. “Hoje somos a quinta economia do Brasil, com 6% do PIB do país, o que mostra que nossa economia é bastante pujante. Além disso, registramos melhora em oito pilares do Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP)”, disse Gabriel.

Entre 2016 e 2025, o Rio Grande do Sul subiu três posições no pilar de eficiência da máquina pública, passando do quarto para o primeiro lugar entre os Estados brasileiros. Atualmente, ocupa o primeiro lugar em inovação e o terceiro em segurança pública. No pilar capital humano saltou da 14ª posição para a 6ª posição no mesmo período, subindo oito posições no ranking. Outras áreas que registraram melhora foram sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e infraestrutura.

O índice CLP avalia o desempenho de Estados e municípios brasileiros, destacando as melhores práticas em gestão pública e desenvolvimento socioeconômico, com base em 13 pilares fundamentais que medem a competitividade e a eficiência das políticas públicas. 

Investimento histórico em inovação

Uma foto interna em close-up de uma palestra ou evento em um auditório ou sala de conferências. Um homem (Gabriel Souza), no lado esquerdo, está de pé no palco, vestindo um terno escuro e uma camisa social azul-clara, e falando em um microfone que segura com a mão esquerda. Ele gesticula em direção ao público.

Atrás dele, há um painel de fundo azul-marinho com a palavra "AMCHAM" repetida em letras brancas na horizontal. No canto superior direito da imagem, uma planta (provavelmente um bambu ou arbusto) adiciona um elemento verde.

Em primeiro plano, a audiência (cerca de 50 pessoas, a maioria sentada) está preenchendo o restante da sala, de costas para o palestrante. As pessoas estão sentadas em cadeiras cinzas dispostas em fileiras, no que parece ser um Fórum. A iluminação é clara, com janelas horizontais que ocupam a parede direita e o fundo da sala.
Vice-governador apresenta resultados de políticas estruturantes e investimentos em ciência e tecnologia - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Durante a palestra, Gabriel ressaltou que os resultados alcançados em inovação estão diretamente relacionados com investimentos do governo do Estado. “Entre 2021 e 2025, investimos R$ 760 milhões em inovação, ciência e tecnologia, o maior investimento da história do Rio Grande Sul nessa área”, enfatizou o vice-governador.

Os recursos foram aplicados, por exemplo, em desenvolvimento de capital humano, por meio de bolsas de mestrado e doutorado, além de programas como Professor do Amanhã, que fornece bolsas integrais para alunos de cursos de licenciatura. Também foram contempladas iniciativas como o Inova Agro, o Techfuturo Saúde e o Semicondutores RS.

Gabriel destacou o potencial do Estado para inovação, lembrando que o Rio Grande do Sul conta com mais de 18 parques tecnológicos, como o Tecnopuc e o Tecnosinos. Além disso, Além disso, ressaltou que as melhores instituições de ensino superior do país — a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — estão localizadas em território gaúcho.

A produção científica também foi apontada pelo vice-governador com uma área de destaque no Estado. "Nós temos 5,2% da população brasileira e 12% dos doutores, então é uma produção científica bastante grande, que gera uma série de novos negócios. Também temos o quinto maior número de trabalhadores formais com alta qualificação, com graduação ou pós-graduação”, constatou Gabriel.

Texto: Aline Duvoisin/Ascom GVG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul