Governo do Estado investe em melhorias no Parque Assis Brasil para a Expointer 2025
Asfalto novo, retirada de fios, mais vagas de estacionamento, novos espaços de convivência fazem parte das obras
Publicação:

Faltando 30 dias para abrir os portões, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, vem passando por uma série de melhorias estruturais realizadas pelo governo do Estado para receber a 48ª edição da Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025. As obras visam a garantir mais conforto, segurança e acessibilidade ao público e aos expositores, sem abrir mão da beleza do parque.
Vitrine do agro gaúcho
Com o slogan “Nosso futuro tem raízes fortes”, a feira contará com diversas novidades — da pavimentação de vias internas à criação de novos espaços de convivência, como o Boulevard com a Rua do Chimarrão.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, destaca o empenho do governo em fortalecer a Expointer como uma vitrine do agro gaúcho. “As melhorias que estamos promovendo no Parque Assis Brasil vão muito além da estrutura física. Elas reforçam nosso compromisso a cada ano, tanto com os produtores rurais como com os visitantes. Queremos proporcionar uma feira ainda mais acolhedora, moderna e eficiente, que valorize as nossas tradições e estimule o futuro da produção agrícola”, afirma.
Novo asfalto e mais mobilidade
Uma das melhorias é a pavimentação da rua do Portão 7 – na Av. Celina Chaves Kroeff –, que recebeu novo revestimento asfáltico em toda sua extensão, em uma parceria com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). As obras, realizadas em cerca de 25 dias, somam em torno de um quilômetro de extensão. A iniciativa busca facilitar o fluxo de pedestres.
Além disso, o estacionamento interno está sendo ampliado para atender à crescente demanda de veículos durante a feira. Com uma área total de 141 hectares, o Parque Assis Brasil busca, com essa ampliação, melhorar a mobilidade e o fluxo de entrada e saída de visitantes e veículos.
Outro avanço importante é a retirada de fios inutilizados em toda a área do parque, ação que contribui para a segurança e a estética do ambiente. Segundo o diretor de eventos do Parque Assis Brasil, Carlos Eduardo Santana, a limpeza da rede elétrica teve início logo após a edição da Expointer de 2024.
“Observamos com frequência, em muitos municípios, a poluição visual causada pela quantidade excessiva de fios, especialmente de internet, nos postes. Aqui dentro não era diferente. Por isso, desde a última Expointer, temos nos dedicado a aprimorar a experiência visual dos visitantes da feira”, conta Santana.
A intervenção já resultou na retirada de uma carga equivalente à de um caminhão de fios soltos. “É notável a remoção de grande quantidade de materiais dos postes, evidenciando nosso compromisso com a organização e a administração do parque”, completa.
Entre as novidades para 2025 ainda está a construção do Boulevard, que contará com a Rua do Chimarrão — um novo espaço voltado à circulação e ao convívio dos visitantes. O local também contará com a construção de dois novos banheiros. Além disso, outras oito estruturas de banheiros já existentes no parque estão sendo totalmente reformados, uma demanda antiga dos frequentadores, segundo Santana.
Em frente ao Boulevard, no corredor por onde circulam os visitantes que entram e saem pelo portão principal, está sendo implantado um florido jardim japonês, atualmente em fase final de execução. O espaço foi projetado para oferecer um ambiente agradável e acolhedor ao público.
As obras fazem parte do esforço de modernização e ampliação da infraestrutura local, com o objetivo de melhorar as condições de higiene, conforto e acessibilidade.
A Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, atrai milhares de visitantes a cada edição. Os investimentos em infraestrutura refletem o compromisso do governo do Estado com a qualidade da experiência do público e com a valorização do agronegócio gaúcho.
“Estamos preparando o parque com muito carinho, com foco em oferecer uma Expointer cada vez melhor, mais organizada, segura e com infraestrutura moderna”, reforça o diretor Carlos Eduardo Santana.
Texto: Elstor Hanzen/Ascom Seapi
Edição: Anderson Machado/Secom