Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo lança álbum de figurinhas da Lei Maria da Penha para escolas estaduais

Iniciativa do Comitê EmFrente, Mulher conta com o apoio da Secretaria da Educação e do Ministério Público do RS

Publicação:

RS Seguro
-

Reforçando suas políticas de valorização da mulher e de conscientização sobre a legislação vigente sobre o tema, o governo do Estado, por meio do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (EmFrente, Mulher) e da Secretaria da Educação (Seduc), lança, nesta terça-feira (25/11), um álbum de figurinhas sobre a Lei Maria da Penha. O lançamento ocorre na abertura da 5ª Semana Maria da Penha nas Escolas, às 9h30. O evento será realizado entre 25 e 26 de novembro no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Porto Alegre.

Capa do Álbum page 0001
Capa do álbum de figurinhas - Foto: Divulgação RS Seguro

Intitulado “Maria da Penha em Figurinhas”, o álbum conta com 75 figurinhas e apresenta, de forma lúdica, os principais conceitos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), orientações sobre direitos e canais de denúncia e conteúdos que estimulam a reflexão sobre convivência saudável. O material conta com apoio técnico do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A iniciativa é um convite ao aprendizado coletivo, à reflexão e à construção de uma sociedade em que meninas e meninos cresçam conscientes de que a igualdade é o caminho para relações justas, seguras e livres de violência.

A primeira tiragem, financiada pela Seduc, contará com 135 exemplares, distribuídos aos professores participantes da Semana Maria da Penha nas Escolas, permitindo que educadoras e educadores tenham contato antecipado com a política pública que será implementada em 2026. Para o próximo ano, está prevista a impressão de 14 mil unidades, com distribuição para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental das 73 escolas estaduais priorizadas pelo RS Seguro COMunidade.

“Quando tratamos a prevenção à violência de forma transversal no currículo, estamos formando gerações que aprendem, desde cedo, a reconhecer, respeitar e valorizar as mulheres. A escola é o espaço onde se semeia a cultura da paz e da equidade”, afirmou a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

“O álbum reforça o papel da educação na prevenção da violência contra a mulher, estimulando a reflexão e consolidando valores de respeito e igualdade para uma sociedade mais justa e segura”, salientou o secretário-executivo do Programa RS Seguro, delegado Antônio Padilha.

Origens da proposta

A proposta do álbum nasceu em 2024, durante a edição anterior da Semana, a partir de uma iniciativa da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, de Erechim, liderada pela professora Roberta Teresa Manica. Na ocasião, o projeto venceu o Prêmio Tecnologia, demonstrando que metodologias criativas podem potencializar a aprendizagem e tornar temas sensíveis mais acessíveis às comunidades escolares.

Comitê EmFrente, Mulher

O lançamento do álbum integra as ações estratégicas do Comitê EmFrente, Mulher, criado pelo Decreto Estadual 55.430/2020, que reúne representantes dos três poderes, órgãos de Estado e entidades da sociedade civil. O comitê atua para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher e promover uma cultura de equidade de gênero e respeito em todas as formas de convivência.

Nesse contexto, destaca-se o Projeto Ações nas Escolas, que reconhece a educação como ferramenta central na prevenção e no combate à violência. A iniciativa capacita professoras e professores para abordar igualdade de gênero e enfrentamento à violência nos currículos escolares, dando efetividade à Lei 14.164/2021, que instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher no país, e à Lei Estadual 15.702/2021, que consolidou, no Rio Grande do Sul, a Semana Maria da Penha nas Escolas.

Texto: Ascom RS Seguro
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul