Governo Leite leva iniciativas de adaptação climática à COP30 em Belém. Como o RS reforça protagonismo global pelo clima?
Explica aí! é uma série de publicações que esclarece, de maneira objetiva e direta, as principais iniciativas do governo
Publicação:
O governo publica uma série de conteúdos sobre as principais iniciativas do Estado que beneficiam a população. Com um material direto, simples e informativo, o Explica aí! apresenta respostas didáticas para que as pessoas possam entender facilmente cada ação.
Edição #17: COP30
- O que é a Conferência do Clima (COP)?
É o maior encontro mundial sobre mudanças climáticas, organizado pela ONU, em que países e governos discutem ações para reduzir emissões de gases de efeito estufa e adaptar territórios aos efeitos do clima.
- Governo Leite reforça cooperação pelo clima em reunião com Consórcio Brasil Verde e Aliança Verde Argentina
- Para que ela serve?
Para negociar acordos globais, fortalecer compromissos ambientais e alinhar políticas entre países, Estados, cidades, empresas e organizações da sociedade civil.
- Quem participa?
Chefes de Estado, governadores, prefeitos, cientistas, organizações internacionais, empresas, produtores rurais, ativistas e representantes da sociedade civil.
- Quando e onde ocorre?
Ocorre todos os anos, em um país diferente. Em 2025, a COP30 será realizada em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro.
- Desde quando o Rio Grande do Sul participa?
A primeira participação em uma Conferência do Clima da ONU foi em Glasgow (COP26), na Escócia, no ano de 2021, sob a gestão do governador Eduardo Leite. Desde então, o Estado intensificou as participações em eventos desta área.
- Por que é importante o RS participar?
O RS é diretamente afetado pelas mudanças climáticas — com secas prolongadas e enchentes severas. Estar presente nestes eventos garante acesso a financiamento, cooperação técnica e visibilidade para nossas ações de reconstrução e transição sustentável.
- Qual a importância de ter o acesso às cidades pavimentado?
Estradas pavimentadas fazem a roda da economia girar, permitindo a criação de novos negócios, além de manter o interesse da comunidade local em permanecer no município.
- O que o RS levará para a COP30?
Resultados do Plano Rio Grande, com foco em adaptação climática pós-enchentes; o avanço da governança climática municipal; os dados do Inventário de Emissões que mostram redução significativa de gases de efeito estufa (GEE); e a consolidação das estratégias de transição energética justa e desenvolvimento sustentável.
- O que é o Acordo de Paris?
É um acordo internacional sobre clima que estabelece metas para reduzir emissões e limitar o aquecimento global a menos de 2°C, visando 1,5°C.
- Governo Leite apresenta Plano Rio Grande para Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio de Janeiro
- Estado entrega Carta do Pampa à presidência da COP30 e passa a integrar mutirão do Cadastro Ambiental Rural
Explica Aí!
- Edição #16: O que é o Programa Carretas do Saber que leva cursos técnicos a cidades do interior do Rio Grande do Sul?
- Edição #15: Quais as principais vantagens do sistema free flow implantado em rodovias do Rio Grande do Sul?
- Edição #14: Governo Leite investe mais de R$ 758 milhões na pavimentação de acessos municipais. Como isso afeta as comunidades?
- Edição #13: Como funciona a bonificação para os profissionais da educação e estudantes da Rede Estadual do Rio Grande do Sul?
- Edição #12: Como o programa Porta de Entrada ajudará famílias com renda de até cinco salários mínimos a realizarem o sonho da casa própria?
- Edição #11: Como o Programa Família Gaúcha ajudará a reduzir vulnerabilidades sociais no Estado?
- Edição #10: O que é a Campanha Ganha-Ganha Farroupilha, que segue até domingo (21)?
- Edição #9: De que forma o governo do Estado fortalece o agronegócio?
- Edição #8: Quais os benefícios para consumidores e lojistas na Campanha Ganha-Ganha Farroupilha?
- Edição #7: Qual a importância da construção das barragens dos Arroios Taquarembó e Jaguari nas regiões de Dom Pedrito e de São Gabriel?
- Edição #6: Como o desassoreamento de córregos e de rios pode prevenir alagamentos e melhorar a vazão?
- Edição #5: Como o Estado está investindo na alfabetização das crianças?
- Edição #4: Quem tem direito a receber precatórios do Estado na 9ª rodada de conciliação?
- Edição #3: Por que o governo está apoiando a prorrogação das dívidas de crédito rural?
- Edição #2: O Estado está fazendo dragagem no Guaíba?
- Edição #1: Por que é importante fazer batimetria em rios e lagos, como Guaíba?
Texto: Ascom Sema
Edição: Secom


