Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Letramento Digital prepara professores para uso do Google Sala de Aula

Publicação:

7c2f9c16 dc2e 40a8 9fbd b9956c63bbd6
-

Começa nesta segunda-feira (27/7) nova fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. Coordenada pelo Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e pelo Departamento Pedagógico (DP) da Secretaria da Educação (Seduc), o treinamento terá foco no desenvolvimento das atividades dos professores e instrumentalização na plataforma Google Sala de Aula.

As aulas ao vivo ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas, às 17h, e aos sábado, às 11h, ocorrem as aulas gravadas para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão é sempre pelo canal no Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficarão gravadas.

Entre os temas a serem apresentados estão a gestão da conta educacional com o Google Chrome e Gmail; aulas síncronas com o Google Meet; utilização das ferramentas Google Formulários, Google Planilhas, Google Documentos e Google Drive; criação de aulas com o Google Apresentações; além de recursos tecnológicos para as disciplinas, com o intuito de qualificar o processo de ensino-aprendizagem.

Conforme a diretora adjunta do Cegin da Seduc, Karina Bley Menegazzo, a concepção do projeto do Letramento Digital foi elaborada em cima de cinco pilares: inovação, conectividade, tecnologia, ambientação virtual de estudantes e professores e garantia da aprendizagem por meio do modelo de gestão integrada. “Diante da pandemia, tínhamos como prioridade instrumentalizar professores e estudantes com urgência e velocidade, por meio de estratégias para as Aulas Remotas. Este é um projeto “mão na massa”, que inclui vários autores no processo”, destaca.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, este é um momento de aprofundar o conhecimento sobre os recursos que a plataforma Google Sala de Aula oferece. “O G Suite, conjunto de ferramentas Google, possibilita a utilização de diversos recursos para a prática pedagógica on-line. Teremos, a cada encontro, diversas novidades que auxiliarão os professores nesse novo ambiente de mediação da aprendizagem. Esta transição ao mundo digital, que foi acelerada devido à pandemia, é fundamental para que continuemos trabalhando e provendo educação aos nossos alunos da Rede Estadual”, avalia.

Aulas remotas

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas G Suite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Seduc realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, que estão sem data de retorno em razão da pandemia de coronavírus.

Confira a programação da semana

• 27/7 – Sala de Aula com Google Classroom - Visão Geral (ao vivo)
• 28/7 – Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS
• 29/7 – Gestão da Conta Educacional pelo Chrome e Gmail (ao vivo)
• 30/7 – Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS
• 31/7 – Aulas com Google Meet, Google Agenda e Jamboard (ao vivo)
• 1°/8 – Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS

Clique aqui e assista aulas pelo canal TV Seduc RS no Youtube

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul