Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Monitoramento eletrônico da Susepe reforça segurança no South Summit Brazil 2023

Operação já resultou na prisão de dois foragidos no entorno do evento

Publicação:

Uma base operacional faz o monitoramento eletrônico de todos que passam pela região
Uma base operacional faz o monitoramento eletrônico de todos que passam pela região - Foto: Divulgação/Susepe

A Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), tem trabalhado, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para garantir a segurança no South Summit Brazil 2023. Durante os três dias de evento, uma base operacional faz o monitoramento eletrônico de todos que passam pela região, a fim de identificar apenados com uso de tornozeleira eletrônica que não deveriam estar circulando pelo local.

Foi devido a esse trabalho, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel que dois monitorados foram presos no perímetro do evento, na manhã da terça (28/3). Os homens tinham um mandado de prisão pendente e foram capturados pelo Grupo de Ações Especiais da Susepe, que tem auxiliado na identificação de suspeitos.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana, aproveitou para salientar a importância da atuação da equipe. “Com o trabalho do DME da Susepe, realizado de forma integrada com as demais forças de segurança, conseguimos garantir a segurança da sociedade, acompanhar in loco os monitorados e mapear situações de irregularidade”, disse.

A supervisora da equipe de grandes eventos da DME, Ana Strahsburg, destacou a importância da participação da Susepe no South Summit. “Juntamente com as outras instituições, conseguimos desempenhar o papel de contrainteligência, fiscalizando apenados de forma antecipada, analisando o perfil de deslocamento, e evitando, na medida do possível, que alguma intercorrência recaia sobre a população presente no evento e próximo a ele”, explicou.

Além da Divisão de Monitoramento Eletrônico, a Divisão de Inteligência Penitenciária também participa da fiscalização do evento.

Texto: Ascom Susepe
Foto: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul