Monitoramento eletrônico da Susepe reforça segurança no South Summit Brazil 2023
Operação já resultou na prisão de dois foragidos no entorno do evento
Publicação:

A Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), tem trabalhado, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para garantir a segurança no South Summit Brazil 2023. Durante os três dias de evento, uma base operacional faz o monitoramento eletrônico de todos que passam pela região, a fim de identificar apenados com uso de tornozeleira eletrônica que não deveriam estar circulando pelo local.
Foi devido a esse trabalho, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel que dois monitorados foram presos no perímetro do evento, na manhã da terça (28/3). Os homens tinham um mandado de prisão pendente e foram capturados pelo Grupo de Ações Especiais da Susepe, que tem auxiliado na identificação de suspeitos.
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana, aproveitou para salientar a importância da atuação da equipe. “Com o trabalho do DME da Susepe, realizado de forma integrada com as demais forças de segurança, conseguimos garantir a segurança da sociedade, acompanhar in loco os monitorados e mapear situações de irregularidade”, disse.
A supervisora da equipe de grandes eventos da DME, Ana Strahsburg, destacou a importância da participação da Susepe no South Summit. “Juntamente com as outras instituições, conseguimos desempenhar o papel de contrainteligência, fiscalizando apenados de forma antecipada, analisando o perfil de deslocamento, e evitando, na medida do possível, que alguma intercorrência recaia sobre a população presente no evento e próximo a ele”, explicou.
Além da Divisão de Monitoramento Eletrônico, a Divisão de Inteligência Penitenciária também participa da fiscalização do evento.
Texto: Ascom Susepe
Foto: Rodrigo Toledo França/Secom