Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini promove semana com programação alusiva ao Dia Estadual do Patrimônio

Documentário sobre os túneis de Porto Alegre, visitações, exposições e noite de palestras estão entre os destaques

Publicação:

Fachada do Palácio Piratini.
As ações, todas gratuitas, serão realizadas entre os dias 13 e 18 de agosto - Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini

Como forma de valorizar a memória e de fomentar o respeito ao patrimônio do Estado, o Palácio Piratini promove, entre os dias 13 e 18 de agosto, a Semana do Patrimônio. Ao longo de seis dias, a sede do governo gaúcho vai realizar atividades que ressaltam o trabalho de gestão que vem sendo executado no prédio histórico e os cuidados necessários para sua preservação. As ações, todas gratuitas, fazem parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. 

A programação começa na terça-feira (13/8) com a abertura da exposição Em Obras. Voltada para servidores do Palácio, a mostra reúne imagens de bastidores das reformas que estão em andamento no Complexo do Palácio Piratini. São 40 imagens, instaladas em três dos ambientes onde hoje ocorrem as intervenções: no prédio 1005, anexo ao Palácio, que abriga a secretaria da Casa Civil; na recepção da Casa Militar, onde foi realizada a recomposição dos pisos de madeira originais; e no 4º pavimento do Palácio, que abriga estruturas administrativas. As imagens ficarão em exposição até quinta-feira (15/8). 

Na quarta-feira (14/8), ocorre a Noite do Patrimônio, das 18h às 21h, no Salão Negrinho do Pastoreio. O encontro terá apresentação de cases e troca de experiências a partir dos projetos de conservação e restauro executados no Piratini. Entre os destaques, está o mini-curso Gestão de Riscos para o patrimônio histórico-cultural, ministrado pela arquiteta e mestre em engenharia civil Anaclaudia Silva. Na mesma noite, será aberta a exposição Donas da História 2, com curadoria da historiadora da arte Izis Abreu. A mostra vai reunir retratos de seis líderes comunitárias da periferia de Porto Alegre com a intervenção de seis artistas visuais por meio da técnica de colagem artística digital. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, que podem se inscrever pelo site.

Na sexta-feira (16/8), o Palácio Piratini promove, pela primeira vez, uma visitação técnica pelos canteiros de obras e pela Oficina de Restauro. Voltada para estudantes universitários, a atividade prática permitirá uma aproximação dos alunos com a rotina de manutenção de uma edificação histórica tombada. Duas turmas (das 9h às 12h e das 14h às 17h), com 20 vagas cada, participarão da atividade. Os interessados precisam se inscrever pelo e-mail palacio-piratini@gg.rs.gov.br, enviando nome completo, telefone e atestado de matrícula. 

Palácio aberto ao público

No final de semana, será a vez de reabrir o Palácio para a visitação pública após um período de acessos limitados devido à enchente. Das 10h às 18h, em ambos os dias, a sede do governo estará de portas abertas para receber aqueles que quiserem conhecer um pouco mais de sua arquitetura, seu acervo e sua história. 

Imagem de pessoas subindo as escadas principais do Palácio Piratini.
Nos dias 17 e 18 de agosto, o Palácio Piratini estará aberto para visitação após período de acesso limitado devido à enchente - Foto: Alvaro Bonadiman/Palácio Piratini

Durante todo o dia, o público poderá circular pelos ambientes da Ala Governamental do Palácio, incluindo os salões Alberto Pasqualini e Negrinho do Pastoreio, a antessala e o gabinete do governador, além de ver objetos históricos como o Ford Bigode, os murais pintados na década de 1950 por Aldo Locatelli e vários itens de mobiliário do início do século XX. A atividade não exige inscrição, bastando os interessados apresentarem documento de identidade com foto na entrada.

Documentário sobre a lenda dos túneis

No sábado (17/8), data em que é comemorado o Dia Estadual do Patrimônio, ocorre o lançamento oficial do documentário O Segredo dos Túneis, no canal do YouTube do Piratini. O audiovisual é um passeio pelo imaginário e pela história de Porto Alegre e de uma de suas lendas mais famosas, a dos túneis subterrâneos do Centro Histórico.

A produção do Departamento de Conservação e Memória mergulha nessa que é uma das místicas que envolvem o Palácio Piratini, para discutir a possibilidade de existência das famosas rotas de fuga, que ligariam pontos estratégicos da cidade a partir da sede governamental. 

Além de recompor diversos relatos e materiais sobre a lenda, o documentário ainda perpassa por temas que se relacionam ao assunto, como a formação de Porto Alegre, a evolução urbana da capital gaúcha e a Legalidade. Para isso, foram reunidos os depoimentos dos historiadores responsáveis por um estudo feito em 2015 e que investigou a existência dos túneis, Robson Dutra e Claus Farina, do arquiteto e professor de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bruno de Mello, da historiadora e professora da UFRGS, Zita Possamai, do geólogo Heinrich Frank, do jornalista Carlos Bastos e do pesquisador e músico André Hernandez. A direção é de Mateus Gomes. 

Dia do Patrimônio

No Brasil, em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio. No Estado, as comemorações alusivas à data começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, cuja programação é coordenada pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). O Piratini participa do evento desde a primeira edição com a abertura dos espaços para visitações públicas. 

Visitantes fotografando um dos painéis do Palácio Piratini.
Os visitantes poderão circular pelos ambientes do Palácio, incluindo os salões Alberto Pasqualini e Negrinho do Pastoreio - Foto: Alvaro Bonadiman/Palácio Piratini

Em 2024, ano em que o Rio Grande do Sul enfrentou o pior desastre meteorológico de sua história, a gestão do Palácio Piratini propôs celebrar a Semana do Patrimônio como um meio de sensibilizar o público para a temática da memória e fortalecer os vínculos dos gaúchos com sua história. 

Texto: Bruna Linhares/Ascom Palácio Piratini
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul