Stas e conselho de cooperativas de crédito discutem qualificação profissional no RS

stas reunião trabalho
Secretária Regina Becker propôs projeto piloto de desenvolvimento para capacitação de empreendedores - Foto: Felipe Farias / Ascom Stas

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (16/10), o presidente do Conselho de Administração do Sistema de Cooperativas de Crédito Credicapital, Guido Bresolin Júnior, para discutir estratégias que priorizem a qualificação profissional no Rio Grande do Sul. O Sicoob é parceiro do governo do Estado no Programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER, coordenado pela Stas.

Um dos eixos estratégicos do RS TER é disponibilizar alternativas de capacitação, qualificação, assessoramento e formação de mão de obra em todos os municípios do RS, em parceria com instituições públicas e privadas, para quem já tem, ou pretende ter, um negócio. O programa procura fomentar o acesso ao microcrédito produtivo e orientado e ao crédito tradicional, além de apoiar, de forma sistêmica, novas dinâmicas para ampliação da comercialização de produtos e serviços de micro e pequenos empresários, como estratégia de sustentabilidade e crescimento da oferta de postos de trabalho e geração de renda.

A Sicoob se torna um grande aliado do governo, pois é um dos responsáveis pela operacionalização de microcrédito e crédito baseada nos princípios do cooperativismo. Com essa relação, os serviços disponibilizados ao empreendedor ultrapassam a relação financeira, buscando instrumentalizá-lo para que exerça sua atividade de forma sustentável, compreendendo, além de melhores taxas e condições de financiamento, a orientação, capacitação e acompanhamento dos projetos executados.

A secretária Regina Becker propôs a execução de um projeto piloto no Estado de capacitação profissional para os empreendedores. “Cumprindo o nosso objetivo enquanto política pública, a Stas vai possibilitar com que os empresários estabeleçam níveis suficientes de conhecimento e prática de gestão, sincronizando questões estratégicas, gerenciais e operacionais. Qualificação é fundamental”, destacou.

“A parceria com o governo do Estado é importante no sentido de fomentar novos empresários para que possam gerar sua própria sustentabilidade. É o nosso foco e preocupação. Sabemos que pesquisas mostram que a mortalidade em boa parte das empresas nos primeiros anos de vida é grande. Há uma mudança cultural na pandemia, por isso queremos trabalhar em conjunto para que esse índice diminua através do associativismo e cooperativismo, nos preparando para novos cenários”, afirmou Bresolin Júnior.

Estiveram presentes na reunião o diretor de projetos estratégicos da Stas, Jorge Imperatore, o gerente regional do Sicoob Credicapital no RS, Charles Rafael Krahl, e o gerente de agência em Porto Alegre, Jefferson Gonçalves.

O que é o RS TER

O Programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER é uma política coordenada pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) com foco na geração de trabalho, emprego e renda, por meio do fomento ao empreendedorismo, a criação e/ou sustentabilidade de negócios embrionários, micro e pequenas empresas.

Tem como principal objetivo disponibilizar, sistemicamente, os três eixos estratégicos (crédito, gestão e mercado) aos empresários no RS, contribuindo com a implementação e/ou sustentabilidade econômico-financeira desses negócios.

O RS Ter terá como órgão de gestão um Comitê de Governança constituído por quatro câmaras. Os presidentes eleitos para cada uma das câmaras constituirão o Comitê Executivo coordenado pela Stas/FGTAS. Serão tratadas todas as questões de nível estratégico, tático e operacional da política, com destaque para o trabalho em conjunto nos municípios, liberação dos recursos, orientação e capacitação e ações de comunicação.

O público-alvo do RS TER é a agricultura familiar, negócios informais, MEIs, microempresas, empresas de pequeno porte e pequenos produtores rurais com faturamento máximo de R$ 4,8 milhões/ano.

Texto: Carolina Zeni/Ascom Stas
Edição: Secom