Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo Leite inicia obra para recuperação da Central de Inteligência da Brigada Militar, em Porto Alegre

Investimento é de R$ 1,3 milhão para restaurar estruturas na edificação localizada no Centro Histórico

Publicação:

Foto mostra a fachada do Prédio do Quartel General da Brigada Militar
Prédio do Quartel General da Brigada Militar está localizado na Rua dos Andradas - Foto: Eduardo Ferreira/Ascom SOP

O governo Leite iniciou a recuperação estrutural do prédio 1 da Agência Central de Inteligência do Quartel-General da Brigada Militar (BM), responsável por antecipar riscos, identificando ameaças e prevenindo crimes antes que se concretizem. O setor da corporação também reorganiza processos, atualiza protocolos, qualifica profissionais e implementa novas técnicas de coleta, análise e produção de conhecimento. A obra, fiscalizada pela 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), conta com um investimento de R$ 1,3 milhão.

Situado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre, o edifício tem seis pavimentos: subsolo, três andares de uso geral, cobertura, casa de máquinas e cobertura da casa de máquinas. Com problemas estruturais como fissuras, infiltrações, armaduras expostas e corroídas, pinturas deterioradas, forro de gesso danificado pela umidade e trincas nas paredes, a recuperação será realizada em quatro etapas.

Foto mostra obras no interior do Quartel General da Brigada Militar
Obra foi iniciada pelas instalações no interior da edificação - Foto: Eduardo Ferreira/Ascom SOP

Segurança estrutural

Atualmente, está em execução a primeira fase, que inclui a demolição de forros de gesso, alvenarias, remoção de luminárias e esquadrias e remoção de entulhos, com posterior recuperação estrutural de vigas e pilares.

Tais intervenções vão garantir novamente a estabilidade e a segurança estrutural do prédio, permitindo seu retorno como ponto administrativo importante para a Brigada Militar. A previsão de conclusão dos serviços está prevista para o segundo semestre de 2026.

Texto: Marluci Brock/Ascom SOP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul