Sartori apoia projeto de Macri para aumentar exportações do Mercosul
Publicação:
O chefe de Gabinete de Ministros da presidência da Argentina, Marcos Peña, função que corresponde à de chefe da Casa Civil no Brasil, recebeu, na tarde desta terça-feira (16), o governador José Ivo Sartori, que está em missão oficial na Argentina. Seguindo a atual orientação da chancelaria brasileira, Sartori afirmou que concorda com a linha do atual governo argentino de fechar acordos bilaterais, para aumentar o volume de exportações dos dois países do Mercosul.
O fortalecimento de estratégias comuns ao Rio Grande do Sul e à Argentina nos mercados globais foi defendido pelo governador. Sartori também destacou que o Rio Grande do Sul tem a segunda economia mais diversificada do Brasil, com forte participação nas exportações nacionais. "Nosso governo está convencido de que a recuperação da competitividade econômica do Rio Grande do Sul depende do incremento de inovação tecnológica, seja na base industrial já instalada, seja no agronegócio, seja na abertura de novos setores econômicos baseados em tecnologias inovadoras", afirmou o governador.
A política econômica do governo Macri tem como objetivos principais a redução de custos de produção, o aumento da produtividade e da competitividade em mercados internacionais, a geração de postos de trabalho bem remunerados e a incorporação de inovações tecnológicas no sistema produtivo argentino.
O governo argentino busca, ainda, aplicar medidas de rápida implementação, grande impacto e baixo custo fiscal, como renovar as linhas de crédito do Banco Central para o setor produtivo, fortalecer pequenas e médias empresas industriais e acelerar importações de bens que não podem ser produzidos no país.
Sartori entregou a Marcos Peña um convite para que ele e o presidente Maurício Macri compareçam à Expointer 2016.
Participaram do encontro na Casa Rosada, o embaixador do Brasil na Argentina, Everton Vieira Vargas; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fabio Branco; o senador Lasier Martins; o deputado federal Luiz Carlos Heinze; e o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller.
Ainda na sede do Executivo argentino, o governador Sartori encontrou-se com o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta.
Relações Externas
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro visitar a Argentina na gestão Macri, para estreitar relações. Sartori lembrou que o primeiro acordo celebrado entre o RS e o país vizinho completou 30 anos no último dia 29 de julho.
Em maio deste ano, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, esteve na Argentina para debater a formação de uma parceria entre os dois países e tentar destravar transações comerciais dentro e fora do Mercosul. Na avaliação do Planalto e do Itamaraty, conforme conversa entre Serra e Sartori em julho, o atual governo argentino está disposto a fechar mais acordos para aumentar as exportações, o que coincide com os objetivos do Brasil.
Texto: Gabriela Alcantara e Mirella Poyastro, de Buenos Aires
Edição: Denise Camargo/Secom